O professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Eduardo Ratton, foi uma das autoridades convidadas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal para fazer parte de uma audiência pública para discutir soluções para a viabilidade da hidrovia Paraguai/Paraná. O debate será realizado no dia 23 de outubro no Plenário do Senado. 

 

Ratton é superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai. A área de estudo do EVTEA contemplou o trecho brasileiro da Hidrovia, entre Cáceres/MT e a foz do Rio Apa, em Mato Grosso do Sul, em um total de 1.270 km de extensão, e do Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná.

ALEP Ratton

A audiência, que será realizada em conjunto com o Grupo Parlamentar Brasil – Argentina, contará com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski, do diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Erick Moura, do presidente da Câmara de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, Edeon Vaz, do consultor legislativo do Senado Federal, Tarciso Dal Maso, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente.

A Comissão pretende elaborar um diagnóstico e identificar os gargalos para superar os entraves na Hidrovia Paraguai/Paraná. O resultado da audiência pública será um documento oficial com sugestões de políticas públicas as áreas de governança, regulamentar, jurídica, econômica e de infraestrutura na superação dos gargalos logísticos buscando viabilizar a hidrovia para o transporte de cargas entre os países signatários do Acordo da Hidrovia.
“A solicitação para participar de uma audiência pública sobre esse tema é reflexo do trabalho técnico e científico realizado pela Universidade nos últimos três anos. É uma grande oportunidade para a UFPR e um grande reconhecimento”, ressalta Ratton.

Foto Comboio

A Hidrovia Paraguai/Paraná é um dos mais extensos e importantes eixos de integração política, social e econômica da América do Sul. Ela tem 3.442 km de extensão e percorre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]