O professor Eduardo Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR), participou de uma matéria na Revista Portos e Navios sobre o projeto “BR dos rios”, lançado pelo Ministério da Infraestrutura no ano de 2020. O principal objetivo do projeto, que ainda está em fase de estudos e não possui data de lançamento, é criar uma política pública voltada ao incentivo do desenvolvimento da navegação interior, tendo vista o grande potencial fluvial do país.
O programa foi proposto com base nas características geográficas do território brasileiro que, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), possui 27 mil km de rios navegáveis e 15 mil km de vias potencialmente navegáveis. No entanto, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que o Brasil utiliza somente 19 mil km de seus rios para o transporte comercial, de cargas e passageiros. Tal extensão corresponde apenas a cerca de 30% de toda sua rede fluvial.
Na reportagem, Ratton destacou a importância de serem desenvolvidos estudos de “Matriz de Oportunidade”, além de serem criados incentivos voltados para cada hidrovia.

Matriz de oportunidade

Segundo Ratton, esses estudos visam identificar elementos como:

  • A origem das cargas ou destino na região analisada.
  • As infraestruturas de transportes disponíveis e concorrentes entre si.
  • Os custos operacionais de transporte para cada tipo de carga.
  • A simulação de custos de transportes pelos diferentes modais de transporte.

O professor Eduardo Ratton, já participou da elaboração de diversos estudos a respeito das hidrovias brasileiras, tais como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental  (EVTEA)  da Hidrovia do rio Paraguai; e o Estudo da Prática Regulatória, Vantagens Competitivas e Oferta e Demanda de Cargas entre os Países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná.

Confira na íntegra a matéria publicada no dia 17 de março 2021.

Para BR dos Rios, especialista sugere estudos para cada hidrovia e criação de incentivos