Eduardo Ratton é um dos convidados do workshop que debaterá o desenvolvimento do transporte hidroviário na América do Sul

 

Entre os 14 e 15 de dezembro, o professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Eduardo Ratton, irá participar do Workshop “Rumo a uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul”, em Rosário, na Argentina.

O evento irá discutir as hidrovias que cortam os países do Mercosul como um sistema de transporte integrado e sustentável, com ênfase na navegabilidade, portos e logística. Na América do Sul, 70% do território são compostos por bacias hidrográficas com cursos de água, entretanto a nvegação ainda é pouco explorada.

Ratton será um dos participantes do módulo que discutirá a importância da conexão interna e externa dos portos, assim como modelos de gestão dos portos e da comunidade portuária, que será realizado no dia 15 e que contará com a participação de outras autoridades no assunto.

Professor Ratton01

Workshop

Nos dois dias de evento serão analisados aspectos específicos para o desenvolvimento das hidrovias dos países do Mercosul, além projetos que podem estimular o desenvolvimento dos portos devido a importância desse tipo de infraestrutura em níveis econômicos e sociais.

“As hidrovias são de extrema relevância para a integração, pois facilitam a mobilidade de pessoas e mercadorias. É uma questão estratégica e um evento como esse abre espaço para troca de ideias para melhorar a oferta e a qualidade dos sistemas de transporte”, afirma Ratton.

O Workshop “Rumo a uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul” é realizado pelo Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) com o apoio do banco CAF Desenvolvimento da América Latina.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]