Cristiane Gioppo apresentou atividades que desenvolve no Programa de Educação Ambiental da BR-262/MS

 

MODELO FOTO PEQUENA SITE

 

Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizada em Manaus (AM) a primeira edição da Conferência Lasera 2013 – Conferência da Associação Latino Americana de Investigação em Educação em Ciências. A professora e pós-doutora em Educação, Cristiane Gioppo, participou do evento representando o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná e teve a oportunidade de apresentar as atividades que desenvolve no Programa de Educação Ambiental (PEA) da BR 262, no trecho Anastácio – Corumbá, na formação continuada de professores indígenas da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana (MS).

Na mesa redonda “Formação de professores em ciências”, a professora Cristiane apresentou o projeto de alfabetização desenvolvido pelo ITTI com professores da Aldeia Lagoinha das séries iniciais nas línguas Terena e Portuguesa. Nesse trabalho, esta sendo elaborado o livro “Lições ambientais dos Terena”, com a colaboração dos professores Terena, para que os próprios indígenas produzam seu acervo para a educação das crianças.

Com o tema “Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências”, o evento debateu a formação de professores em Ciências e contou com várias atividades, entre elas, palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos. Cerca de 300 pessoas de vários países como Chile, Venezuela, México, França, Espanha e Portugal, participaram da conferência que teve como objetivo construir uma rede de professores e pesquisadores latino-americanos em Educação em Ciências de todos os níveis educativos para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhoria da Educação em Ciências e para Revista Latino Americana de Educação em Ciências.

O evento foi organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Universidade Nilton Lins; o Instituto Politécnico Nacional (IPN) e o Instituto de Educação em Ciências (IEC), ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Rede Latino-americana de Educação em Física (Lapen); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

BR-262 – Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As atividades têm o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]