A Universidade Federal do Paraná (UFPR), junto com outras três universidades paranaenses, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a prefeitura de Curitiba , assinou um termo de entendimento com a Missão Real Sueca de Tecnologia para viabilizar projetos relacionados ao desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

 

O convênio foi firmado durante a visita do rei Carl XVI Gustaf, da Suécia, à Curitiba na última terça-feira (12). A professora Gilza Fernandes Blasi, do Departamento de Transportes do Setor de Tecnologia e integrante do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), será a representante da UFPR.

O principal objetivo do termo de entendimento é a troca de experiência entre os países e a cooperação entre áreas de pesquisa, visando soluções inovadoras em mobilidade, planejamento urbano e meio ambiente. Uma das propostas que já está sendo estudada é a implantação de um ônibus elétrico na Linha Verde, em Curitiba.

As instituições de ensino serão responsáveis pela apresentação de projetos, que serão analisados e receberão recursos provenientes do convênio firmado entre os dois países.
A missão, liderada pelo rei, existe desde 1984 e é formada por pesquisadores e líderes empresariais da Suécia. Até hoje o grupo já visitou 18 países.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]