Atividade que contou com três etapas será encerrada com exposição em dezembro

 

Dentro

Na atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental, um grupo de 16 pessoas, entre professores e diretores da educação básica de Anastácio-MS, concluíram essa semana o curso de fotografia ministrado pela professora doutora Christiane Gioppo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade foi dividida em três etapas presenciais que incluíram saídas de campo para que os participantes colocassem em prática o que aprenderam.

Com o objetivo de ampliar as percepções ambientais dos professores sobre o ambiente em que vivem e relacioná-las com as disciplinas que ministram nas escolas, a professora Christiane ensinou técnicas fotográficas simples, mas principalmente promoveu debates para despertar o olhar crítico dos participantes da oficina sobre questões ambientais no município de Anastácio e região.

Nesse último encontro, os participantes aprenderam sobre a importância da luz para a foto e apresentaram imagens feitas por eles e por alunos nas últimas semanas, material que foi discutido em grupo. A atividade prática foi uma visita aos paredões de pedra do Camisao, em Aquidauana, uma das principais atrações turísticas do município.

Os professores relataram que já estão ultilizando a fotografia nas escolas desde o início do curso no mês de agosto. Para a professora Waldinéia Lima, da escola Teodoro Rondon, o uso da foto nas aulas fez com que a interação dos alunos aumentasse. ” A atividade extraclasse deixa as crianças com mais ânimo. A aula fica mais agradável e os alunos participam mais, expõe sua ideias e acabam ficando mais críticos”, diz.

O diretor da escola Manoel Valério, Aroldo Brito, também participou da oficina apesar de não dar aulas por estar na direção da Instituição de ensino. Ele fez questão de fazer o curso junto com os cinco professores da escola dele. “Qualquer um bate foto, mas nem todos conhecem as técnicas. Quanto mais pessoas aprenderem a fazer o uso correto da fotografia, melhor para os alunos, que estão adorando a novidade em sala de aula”, explica.

A oficina, que integra o projeto de gestão ambiental da “BR-262 – Faço parte desse caminho”, entre Anastácio e Corumbá, desenvolvido pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), será encerrado oficialmente no dia 05 de dezembro com a exposição aberta ao público m local e data a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação de Anastácio.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]