Promovido pelo Programa de Educação Ambiental do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”, o curso reuniu cerca de 25 professores de Artes

FOTO PEQUENA PROFESSORES

Os professores de Artes da rede municipal de Anastácio, no Mato Grosso do Sul, participaram de uma oficina promovida pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da UFPR. O objetivo foi apresentar a fotografia como uma proposta pedagógica para a discussão da Educação Ambiental na sala de aula. A oficina foi realizada em parceria com a prefeitura de Anastácio e integra o projeto de gestão ambiental “BR-262 – Faço Parte deste Caminho”, desenvolvido pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (UFPR/ITTI), na região de revitalização da BR 262/MS, trecho entre Anastácio e Corumbá.

Cerca de 25 professores participaram da primeira etapa do curso ministrado na semana passada pela professora da UPRF Christiane Gioppo e que teve como tema “Fotografia e Ambiente em Anastácio”. De acordo com a coordenadora de Educação Básica de Anastácio, Tânia Mara de Lima, a proposta de levar a fotografia para a sala de aula é uma novidade para os professores. “Percebemos que é totalmente viável, as crianças gostam deste tipo de atividade e é uma forma de construir conhecimento através da observação da realidade de onde vivem”, afirma. No total, a atividade terá 24 horas presenciais e 26 de atividades à distância, somando 50 horas de curso.

Segundo a professora Christiane Gioppo, a proposta é que alunos e professores registrem aspectos do meio ambiente do município através da fotografia, inserindo o tema nas disciplinas curriculares. A atividade pode ser inserida em diversas matérias, utilizando elementos da matemática, português e artes, por exemplo. Nesta primeira etapa, os professores fizeram algumas fotos da cidade.

Ano passado, o PEA realizou em Anastácio o lançamento do O Saci Assobiador – Kali Héui Húmikoti, escrito em português e terena. O livro, organizado pela professora Christiane Gioppo, contém histórias escritas por professores indígenas. Este trabalho foi realizado durante as oficinas do PEA na região entre Anastácio e Corumbá.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]