Todos os 12 premiados estudaram na Universidade, em graduação ou pós-gradução. Três deles atualmente são professores da instituição 

Na última sexta-feira, 12 profissionais levaram o Troféu Paraná de Engenharia 2011, organizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) há 16 anos. Brasil Pinheiro Machado, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ganhou o título de Engenheiro do Ano, principal prêmio da noite. Profissionais de destaque também receberam homenagem nas categorias energia, agronomia, estruturas, arquitetura, transporte, meio ambiente, telecomunicações, ensino, tecnologia e inovação, responsabilidade social e in memoriam. Todos os premiados estudaram na UFPR e três atualmente são professores da instituição.

Os profissionais de destaque são escolhidos pelo IEP anualmente, com base nas contribuições para a engenharia e para a sociedade. Com 50 anos de experiência, o Engenheiro do Ano Brasil Machado participou da elaboração de projetos, execução e gerenciamento de empreendimentos hidráulicos e hidrelétricos no Brasil e no exterior. Entre as usinas que trabalhou estão a Hidrelétrica de Itaipu, Hidrelétrica São Salvador, Hidrelétrica Canabrava e Hidrelétrica Pichi Picun Leufu. Machado é engenheiro civil pela UFPR, possui título de Master of Science pela University of Iowa, nos Estados Unidos, e hoje é presidente do Conselho de Administração da Intertechne Consultores.fotogregorio

O professor de pós graduação em Engenharia Florestal da UFPR, Gustavo Ribas Curcio, ganhou o troféu pela categoria Meio Ambiente. Pelo destaque Agronomia, foi homenageado o professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e do Curso de Agronomia da UFPR, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi. Já na categoria Transportes, quem levou o troféu foi o professor e chefe do Departamento de Transportes da UFPR e superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade, Roberto Gregorio da Silva Junior.“Um prêmio é sempre um incentivo aos que o recebem. Traduz o reconhecimento de uma trajetória profissional”, afirma Gregório.

Um Instituto em prol do desenvolvimento
Criado no final de 2009, o ITTI é um órgão auxiliar do Setor de Tecnologia da UFPR que tem como objetivo contribuir com conhecimento e inovações tecnológicas para o planejamento e implantação de empreendimentos de infraestrutura no país. Com uma equipe multidisciplinar, realiza estudos que vão desde a supervisão ambiental até a avaliação técnica de uma obra.

Para Gregorio, o ITTI é fruto da preocupação da Universidade com a iminente demanda de investimento em infraestrutura e transportes no Brasil. “O país precisa investir nisso para continuar crescendo. Estudos já mostraram que o que se tem hoje é insuficiente e precário, o que gera uma demanda de estradas, portos, hidrovias e ferrovias. Nesse sentido, o ITTI é uma resposta consciente da UFPR à essa demanda”, conclui.

Confira os demais premiados aqui.