Na quarta-feira (20), profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram no Parque Municipal Cachoeira, no município de Araucária, para iniciar o trabalho de diagnóstico documental e de infraestrutura desta unidade de conservação. Em janeiro, a Prefeitura de Araucária e a UFPR assinaram um termo de cooperação para melhorias na infraestrutura e na visitação das unidades de conservação municipais.

“A UFPR realizará o levantamento da situação documental e da infraestrutura das unidades de conservação existentes no município para que estas unidades possam cumprir com suas funções sociais e ambientais”, explica o coordenador dos trabalhos, prof. dr. Eduardo Ratton.

Outro grupo ficou responsável pelo imageamento aéreo com ARP (Aeronave Remotamente Pilotada – drone). “Os produtos aerofotogramétricos permitem o estudo de uso e ocupação do solo, viabilizando a quantificação da cobertura vegetal, recursos hídricos, áreas impermeáveis, construções, equipamentos, análises do relevo e declividade, com excelente resolução espacial e temporal, permitindo a representação cartográfica detalhada e atualizada dos elementos do parque, otimizando as próximas etapas do diagnóstico”, explica o engenheiro cartógrafo e agrimensor, Dyeison Mlenek.

A terceira equipe ficou responsável por tratar de assuntos como o monitoramento da qualidade da água e do ar nas unidades de conservação e projetos de educação ambiental. Engenheiros civis, ambientais e biólogos se reuniram com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e também visitaram áreas de nascentes no município acompanhados de profissionais da Emater/PR.

Além do Parque Municipal Cachoeira, a cidade de Araucária conta com outras áreas unidades de conservação para a preservação da biodiversidade local, como a Reserva do Passaúna e o Refúgio do Bugio.