Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná estão realizando monitoramentos ambientais no município de São Desidério, no oeste baiano, para compor um diagnóstico como parte dos trabalhos realizados no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para implantação da BR-135/BA, entre os quilômetros 207 e 212.

O Monitoramento da Qualidade do Ar é uma das análises em realização no mês de agosto, e compõe o diagnóstico do meio físico do EIA RIMA em elaboração. Os equipamentos utilizados permitem a amostragem de Partículas Totais em Suspensão (PTS) e Material Particulado de até 10 micrômetros (MP10), trabalhando pelo método de Amostragem de Grandes Volumes (AGV). Eles foram instalados em dois pontos na área urbana de São Desidério e um próximo à BR-135/BA, totalizando três pontos de amostragem com coletas contínuas de dados ao longo de 24 horas por ponto. O monitoramento ocorreu entre os dias 5 e 8 de agosto.

A partir dos resultados deste levantamento, poderá ser verificada a possibilidade de interferências do projeto com relação à qualidade do ar, com identificação e caracterização das fontes de emissão e proposição de um Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, visando mitigar impactos negativos na fase de implantação da BR-135 neste trecho.

Monitoramento da Fauna – Outra etapa do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) está sendo realizada por uma equipe de biólogos, zootecnistas e veterinários. Eles estão monitorando a fauna existente na região do traçado da BR-135 BA/MG. Foram determinados três locais de monitoramento, nos municípios de Santa Maria da Vitória (BA), São Desidério (BA) e Montalvânia (MG).

Este monitoramento segue os procedimentos preconizados na Instrução Normativa/MMA nº 13/ 2013 e foi autorizado pelo IBAMA. Para registrar a presença de animais, serão realizadas campanhas, com instalação de armadilhas de captura, que não causam danos aos animais, câmeras fotográficas de presença, além da observação dos biólogos que poderão identificar os animais pelo avistamento ou por ouvir o som emitido por eles, como é o caso das aves e anfíbios.

Opinião da população – Para caracterização da dinâmica socioeconômica da região também foi concluída no mês de agosto a aplicação de questionários de pesquisa de opinião com os moradores dos municípios próximos ao traçado da BR-135/BA. Este questionário buscou caracterizar o perfil populacional da região e compreender as preocupações e expectativas existentes com relação à implantação da rodovia.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da BR-135/BA – Km 207 ao km 212 devem ser concluídos em março de 2020.

O projeto da BR-135/BA/MG é resultado de um termo de cooperação entre a Coordenadoria Geral do Meio Ambiente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (CGMAB/DNIT) e a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), para a regularização do licenciamento ambiental de 423 km da rodovia, desde o município de Barreiras/BA até Manga/MG.

As atividades envolvidas neste projeto são de estudos de alternativa locacional, estudos ambientais, elaboração de Anteprojetos de Engenharia, Gestão e Supervisão Ambiental, bem como execução e supervisão de programas ambientais pela UFPR/ITTI.