O Programa de Comunicação Social constitui um dos instrumentos básicos para divulgar o importante processo de informação que se estabelece entre o empreendedor e os diversos empreendimentos. A Comunicação Social deve ser entendida como um mecanismo facilitador da condução do processo de interação e negociação social que se instaura desde os primórdios do ciclo de planejamento-operação de um empreendimento. Além disso, a Comunicação Social é um dos instrumentais básicos para o exercício da responsabilidade social do empreendedor de informar à sociedade em geral e aos afetados em particular sobre a intervenção que ocorrerá em seu sistema de vida.

Os procedimentos a serem adotados visam construir diálogo entre diferentes agentes sociais, centrados na capacidade de negociação de compromissos, no processo de constituição de parcerias e na busca de entendimento mútuo. Assim, este programa deverá aplicar em conjunto ações de Comunicação Social e Educação Ambiental para que se possam evitar certos tipos de conflitos, onde haverá atuações diferenciadas entre as equipes encarregadas pela implantação dos programas ambientais e empresas contratadas para as obras e serviços, na região com a população. Propicia uma visão abrangente do empreendimento a toda comunidade, permitindo sua participação no processo construtivo.

 

Atividades Desenvolvidas

As atividades de comunicação social foram desenvolvidas juntamente com as de educação ambiental. Portanto, aconteceram nos distritos de Ibó, pertencentes aos municípios de Belém do São Francisco, no estado de Pernambuco, e Abaré, no estado da Bahia. São elas:

– Contato prévio via telefone com o engenheiro do DNIT e diretores de escolas para organização do cronograma de atividades da equipe;

– Pesquisa sobre as cidades a serem contempladas e busca de notícias sobre a ponte na região;

– Participação junto à equipe de educadoras socioambientais na realização dos contatos e reuniões com autoridades locais, diretores de escolas, professores e moradores;

– Produção de releases sobre o programa, seus objetivos e atividades;

– Levantamento dos meios de comunicação locais – contato e oferecimento de pauta sobre o programa;

– Cobertura e registro fotográfico dos eventos e atividades realizados pela equipe; organização dos relatórios e arquivos fotográficos;

– Realização de entrevistas e gravação de depoimentos com moradores, professores e estudantes da região sobre as atividades do programa e a construção da ponte;

– Gravação de trechos das oficinas e imagens da região para produção de vídeo sobre o programa;

– Identificação de moradores e/ou professores interessados em liderar um projeto de comunicação e educação na comunidade, com início na próxima campanha

– Organização de arquivo de notícias e material publicado/colocado no ar em veículos locais (clipping) para gravação de CD contendo registros do Programa de Comunicação Social;

– Organização da lista de contatos do lote.

 

RÁDIO

30/04/10 –  RÁDIO EDUCADORA – 1470AM – PROGRAMA ESPAÇO ABERTO

 

{flv}BR_116_RIO_SAOFRANCISCO_1_CAMP{/flv}
Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social
VT Institucional – 1ª Campanha

………………………………………………………..

 

{flv}BR_116_RIO_SAOFRANCISCO_2_CAMP{/flv}
Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social
VT Institucional – 2ª Campanha

………………………………………………………..

 

{flv}BR_116_RIO_SAOFRANCISCO_3_CAMP{/flv}
Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social
VT Institucional – 3ª Campanha

  {backbutton}