O Programa de Educação Ambiental (PEA) visa criar condições para a participação dos atores sociais envolvidos no processo de gestão ambiental e no desenvolvimento de seus papéis como agentes e cidadãos para a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.

Para que um Programa de Educação Ambiental seja eficaz, é preciso que seja  dirigido a todas as comunidades da área de influência da ponte. Desta forma, são realizadas oficinas voltadas a públicos específicos, como: infantil, juvenil, professores, comunidade e reunião pública.

Infantil

Atividade realizada com crianças de 3 a 5 anos onde são trabalhados conceitos básicos sobre meio ambiente. Nesta atividade são utilizadas as cartilhas de educação ambiental desenvolvidas pela equipe do programa GPontes.

Juvenil

Atividade realizada com crianças de 6 a 12 anos onde são trabalhados conceitos básicos sobre meio ambiente. Nesta atividade são utilizadas as cartilhas de educação ambiental desenvolvidas pela equipe do programa GPontes.

Professores

Atividade realizada com os professores das escolas participantes do programa GPontes cujo objetivo é discutir questões ambientais. Nesta atividade são utilizadas apresentações em Power Point e os professores relatam as atividades desenvolvidas por eles.

Comunidade

Atividade realizada com os pais e mães dos estudantes das escolas que se encontram no entorno da ponte e com a comunidade em geral. Durante esta atividade é realizada uma palestra com apresentação em Power Point baseada no material explicativo sobre que é o projeto GPontes, sobre os benefícios que a ponte traz para a comunidade e sobre as mudanças que a ponte traz para a região.

Reunião pública

Atividade realizada com autoridades locais e moradores onde é realizada uma palestra com apresentação em Power Point baseada no material explicativo sobre que é o projeto GPontes, sobre os benefícios que a ponte traz para a comunidade e sobre as mudanças que a ponte traz para a região.

Leia sobre os Programas de Educação Ambiental em cada um de nossos projetos:

Ponte sobre o Rio Araguaia | BR – 230

Ponte sobre o Rio Cocó | BR – 020

Ponte sobre o Rio Itacutu | BR – 401

Ponte sobre o Rio São Francisco | BR – 030

Ponte sobre o Rio São Francisco | BR – 116

Ponte sobre o Rio São Francisco | BR – 407

  

{backbutton}