Oficinas vão discutir questões relativas ao manuseio de lixo reciclável e a manipulação de alimentos

 

Nos dias 07 e 08 de março, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira- sonho que se realiza” promove oficinas em Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste. A primeira será realizada com os recicladores associados do projeto Barracão e terá como tema “O valor do lixo: econômico e social”. Já no dia 08, a oficina será com os associados da Organização Central das Associações de Desenvolvimento Comunitário (Ocadecto) e tratará da manipulação de alimentos.

 

O projeto “Estrada Boiadeira: sonho que se realiza” é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a obra de pavimentação da BR-487 no trecho de 18,7 km entre as cidades de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, no Estado do Paraná.

 

A oficina que focará as questões relativas ao lixo será na quinta-feira, dia 07, e contará com a presença de cerca de 20 recicladores do projeto Barracão. A atividade discutirá sobre o valor econômico do lixo e a relação da reciclagem e reutilização de materiais recicláveis com o meio ambiente para uma economia sustentável.

 

Além disso, as boas práticas de manuseio com o lixo, atentando para a saúde de quem o manuseia também será focado na oficina. A coordenadora do PEA e professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sônia Haracemiv explica que mesmo só trabalhando com lixo não-orgânico, os recicladores estão sujeitos a doenças e contaminações. “O uso de luvas e botas é muito importante para evitar que essa contaminação aconteça”, fala a professora. A oficina usará publicações jornalísticas para trabalhar esses temas com os recicladores.

 

Já com a comunidade Ocadecto, o tema da oficina será “Economia Sustentável: processamento, industrialização e comercialização de alimentos”, em que se discutirão as boas práticas de manipulação de alimentos visando sua comercialização. Os participantes da atividade são agricultores que também processam alimentos, eles visam conseguir o selo da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vender suas mercadorias. Por conta disso, a oficina também discutirá esse critérios da Anvisa e auxiliará os participantes a se apropriarem da legislação da Agência para conseguirem o selo. Estima-se a participação de cerca de 35 pessoas nessa oficina.


Serviço


O quê? Oficina “O valor do lixo: econômico e social”
Quando? Dia 7 de março das 13:30 às 17:00
Onde? Projeto Barracão – Rodovia PR-323, Cruzeiro do Oeste – PR


O quê? Oficina “Economia Sustentável: processamento, industrialização e comercialização de alimentos”
Quando? Dia 8 de março das 8 às 12:00
Onde? Salão da Terceira idade – Rua Londrina S/N, anexo a Barraca do Produtor(a), Tuneiras do Oeste – PR

 

Giovanna Jambersi
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]