À medida que aumentam as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, bem como a proteção da saúde humana, organizações de diferentes portes vem, de forma crescente, voltando suas atenções para os potenciais impactos de suas atividades, produtos e serviços. O desempenho ambiental de uma organização vem tendo importância cada vez maior para as partes interessadas, internas e externas. Alcançar um desempenho ambiental consistente requer comprometimento organizacional e uma abordagem sistemática ao aprimoramento contínuo.

O PGA define o processo gerencial a ser adotado para a execução de um conjunto de ações destinadas, basicamente, a evitar ou a mitigar as conseqüências dos impactos provocados pelas obras rodoviárias e pelas instalações de apoio, buscando soluções para alguns dos processos potenciais de degradação ambiental que podem ser deflagrados por elas.

Sendo assim, o PGA define o escopo dos serviços a serem executados para a gestão ambiental das obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, envolvendo a execução dos programas, bem como a supervisão, a fiscalização, o monitoramento e o controle das atividades previstas nos PCA, que se referem aos projetos e obras.

Assim, a gestão ambiental das obras de construção da ponte englobam os serviços técnicos voltados a garantir a execução do PCA proposto, envolvendo três atividades básicas, a saber:

Supervisão/fiscalização das obras sob o ponto de vista ambiental (acompanhamento, controle e avaliações funcionais, qualitativas e quantitativas), estruturadas como Atividades de Supervisão Ambiental;

Gerenciamento da execução dos programas ambientais, provendo as soluções para as deficiências detectadas, que são classificadas como Atividades de Gerenciamento de Programas Ambientais;

Desenvolvimento das relações com a comunidade, envolvendo as atividades de comunicações necessárias à garantia da qualidade ambiental da execução do empreendimento, compondo as Atividades de Comunicação Social e Educação Ambiental.

O objetivo maior da gestão ambiental é garantir que os programas ambientais sejam desenvolvidos com estrita observância à legislação vigente, bem como garantir o cumprimento dos prazos, acordos e condições estabelecidas nas licenças ambientais emitidas, buscando também a melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos, ambiente de trabalho e bem estar da comunidade local.

São também objetivos deste programa:

Gerir as tarefas no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia;

Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;

Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;

Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

 

Para garantir que as atividades e acompanhamento dos programas sejam desenvolvidas serão realizadas as seguintes atividades:

Realização de campanhas com produção de relatórios;

Realização de acordos e convênios com instituições para a realização das atividades do PCA;

Organização de toda a documentação referente aos programas ambientais, bem como contratar consultores quando a necessidade de estudos adicionais ou pareceres técnicos;

Acompanhamento de todas as atividades dos programas ambientais e avaliação da eficácia das medidas adotadas.

{backbutton}