O trabalho de monitoramento tem o objetivo de diagnosticar possíveis alterações na qualidade da água visado a adoção de ações para minimizar ou eliminação possíveis fontes poluidoras de maneira preventiva e mais eficaz reduzindo os potenciais impactos sobre os recursos hídricos.

O programa tem como objetivo o monitoramento no local de implantação da ponte, em consonância com a Resolução CONAMA nº 357/2005, visando detectar quaisquer influências em função das obras de construção da ponte sobre o Rio Itacutu, BR-401, obtendo os subsídios necessários ao efetivo controle ambiental.

A Resolução CONAMA nº 357 de 17 de março de 2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Adicionalmente, o levantamento de campo realizado oferece subsídios para o conhecimento e o acompanhamento das modificações ambientais que possam vir a ocorrer nos sistemas aquáticos, de modo a permitir a implementação de medidas que assegurem a manutenção de sua qualidade.

Para atingir esse objetivo, a atividade do Programa consiste em realizar amostragens e análises das águas do rio Itacutu dos parâmetros de temperatura (°C), cor, turbidez, sólidos dissolvidos totais (mg/l); OD (mg/l); DBO5, pH; Nitrato, Nitrito, Nitrogênio Amoniacal (mg/l); Fósforo total-P (mg/l); Clorofila “a”,coliformes termotolerantes e óleos e graxas.

{backbutton}