Programa UFPR Notícias aborda estudo do ITTI sobre a recuperação da navegabilidade do Rio Amazonas
Reportagem falou sobre o projeto que será executado na região dos Portos de Tabatinga (BR) e Letícia (Colômbia)
O programa UFPR Notícias, da UFPR TV, exibiu uma reportagem sobre a recuperação da navegabilidade do Rio Amazonas, na região dos Portos de Tabatinga (BR) e Letícia (Colômbia). O projeto é realizado pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI).
Será realizado no Rio Amazonas um diagnóstico e desenvolvidas alternativas para melhorar a navegabilidade. De acordo com o professor da UFPR e coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), Eduardo Ratton, a navegabilidade do Rio Amazonas está afetada pela erosão na margem peruana e o assoreamento nas margens brasileira e colombiana.
Assista à reportagem:
{youtube}UEBuEAyO6xM{/youtube}
Selecionada pelo Ministério dos Transportes, a UFPR irá assessorar o governo brasileiro e colombiano neste projeto. A universidade deverá apresentar estudos de modelagem hidromorfológicas e de monitoramento no Rio. A razão pela qual a UFPR foi escolhida para executar o projeto é devido à experiência, resultada de ações similares na hidrovia Paraguai/Paraná, na região do Passo do Jacaré, no Mato Grosso do Sul e pelo processo de derrocamento (retirada de rochas) do canal de navegação de Guaíra, no Paraná.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Stephanie de Oliveira
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]