O programa tem como objetivo o monitoramento a montante e a jusante do local de interceptação dos cursos hídricos pela rodovia, em consonância, inclusive, com a Resolução CONAMA nº 357/2005, visando detectar, com a devida antecedência, quaisquer influências em função das obras da ponte sobre o rio São Francisco realizadas na BR – 116 BA/PE, obtendo os subsídios necessários ao efetivo controle ambiental.

A Resolução CONAMA nº 357 de 17 de março de 2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Adicionalmente, o levantamento de campo realizado oferece subsídios para o conhecimento e o acompanhamento das modificações ambientais que possam vir a ocorrer nos sistemas aquáticos interceptados pela BR – 116, de modo a permitir a implementação de medidas que assegurem a manutenção de sua qualidade.

Para atingir esse objetivo, as atividades do Programa consistem em:

Realizar amostragens e análises do corpo hídrico interceptado pela ponte, com periodicidade trimestral dos parâmetros de temperatura (°C), cor, turbidez, sólidos dissolvidos totais (mg/l); OD (mg/l); DBO5, pH; Nitrato, Nitrito, Nitrogênio Amoniacal (mg/l); Fósforo total-P (mg/l); Clorofila “a”,coliformes termotolerantes e óleos e graxas;

Interpretar os resultados gerando recomendações e sugestões ao DNIT, em relatórios trimestrais, de medidas de controle adequadas em pontos com parâmetros fora dos limites estabelecidos pela resolução CONAMA 357/05.

Atividades Desenvolvidas

As coletas para execução do Programa de Monitoramento da Qualidade da água ocorreu no mês de abril de 2010, avaliando os seguintes parâmetros: temperatura (°C), cor, turbidez, sólidos dissolvidos totais (mg/l); OD (mg/l); DBO5, pH; Nitrato, Nitrito, Nitrogênio Amoniacal (mg/l); Fósforo total-P (mg/l); Clorofila “a”,coliformes termotolerantes e óleos e graxas.

A coleta e análises físico-químicas e bacteriológicas foram realizadas pelo SENAI, localizado na cidade de Petrolina/PE.

A coleta das amostras ocorreu no dia 10 de abril/2010, perfazendo um total de três amostras, sendo elas:

300 metros a jusante da ponte;

No eixo central da ponte, e

300 metros a jusante da ponte;

  {backbutton}