Publicação foi elaborada especialmente para a unidade de conservação, onde é comum a presença do mosquito transmissor da doença

 

Integrantes do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” fizeram a entrega oficial para a Reserva Biológica das Perobas (Rebio) de duas mil unidades de uma história em quadrinhos que trata da transmissão e prevenção da leishmaniose cutânea, uma doença transmitida pela picada do mosquito-palha ou birigui e que causa lesões que demoram a cicatrizar.

A história foi elaborada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), responsável pela Gestão Ambiental da Estrada Boiadeira, a pedido da própria Rebio, já que é comum a presença do mosquito transmissor da doença na Unidade de Conservação.

Nos quadrinhos, o Gavião-pato, mascote da Rebio, e o Educaminha, símbolo do projeto Estrada Boaideira, explicam de uma maneira acessível como a doença é transmitida e quais os cuidados que as pessoas devem tomar para evitar o contagio.

Quadrinhoss 

O material será utilizado como um instrumento de prevenção da transmissão da leishmaniose na comunidade e será distribuído nos próximos meses em escolas e durante atividades realizadas pela Rebio das Perobas, parceira do projeto “Estrada Boiadeira” em diversas ações realizadas em Tuneiras do Oeste.

A doação foi oficializada em reunião do Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas, que é formado por membros que representam diversas parcelas da sociedade organizada para ajudar, apoiar, observar e fiscalizar as ações que são desenvolvidas na unidade de conservação.

Todos os presentes na reunião receberam um exemplar da publicação.

 

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2). Além da supervisão e Gestão Ambiental da obra, o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove atividades em Tuneiras do Oeste com os trabalhadores da obra e com a comunidade da área de influência do empreendimento. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Confira aqui o HQ completo – ” Leishmaniose – Fique esperto

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]