O tema da ação foi o atropelamento de animais, um problema sério na região do Pantanal 

Uma turma de crianças com idades entre oito e 11 anos atendidas pelos projetos sociais do Instituto Moinho Cultural, em Corumbá, participou de uma atividade divertida, animada e que tratou de um assunto bem importante para a região: o atropelamento de animais silvestres.

 

O trabalho foi proposto e realizado pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço Parte deste Caminho”, que também desenvolve o Programa de Monitoramento de Atropelamento de Animais Silvestres entre os municípios de Anastácio e Corumbá e que, por semana, registra uma média de 20 animais mortos neste trecho, vítimas de acidentes com veículos.
Atividade

A bióloga Camila Cantarelli conversou com as crianças sobre dois temas principais: “Animais do Pantanal” e “Como evitar o atropelamento de fauna”. Os assuntos foram tratados com uma palestra e com atividades lúdicas. Segundo ela, o objetivo é fazer com que as crianças conheçam os animais que vivem no Pantanal, entendam a sua importância e, a partir disso, possam ajudar a evitar um problema que atinge a BR/262/MS: os atropelamentos de fauna.

Moinho atropelamento

Andressa Andrade, de apenas nove anos, disse que aprendeu muitas coisas novas. “Achei a aula de hoje muito legal eu aprendi mais sobre os animais do Pantanal. Consegui ver o papel deles na natureza e que faz muita diferença andar na velocidade certa para não atropelar os animais. A partir de hoje vou sempre dizer para o meu pai andar devagar na estrada”, revela.
A ação foi realizada dentro do projeto “lhas Culturais”, que promove atividades culturais e educativas no contraturno escolar, às sextas-feiras na sede da ONG, e foi a última de uma série de três programadas pelo PEA.

Moinho Cultural
O Instituto Moinho Cultural é uma ação social criada em 2004 que oferece atividades relacionadas à arte e tecnologia no contraturno escolar para 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro que vivem em condições de vulnerabilidade.

BR-262 – Faço parte deste Caminho
O projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” é responsável pela Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, no trecho entre Anastácio e Corumbá. O trabalho é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]