A Gestão Ambiental da BR-487/PR, que recebeu o nome de “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, é resultado de um Termo de Cooperação Técnica celebrado em 2012 entre a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ela foi executada entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o Distrito de Nova Brasília (Lote 2) durante as obras de implantação e pavimentação da rodovia, que ocorreram entre 2012 e 2015.

Nesse período, a UFPR/ITTI realizou a Supervisão Ambiental do empreendimento, supervisionou programas ambientais e executou o Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Comunicação Social (PCS).

 


Rodovia

A BR-487/PR é um importante corredor de transporte do estado do Paraná, pois liga o estado de Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. No passado a estrada foi muito utilizada para a passagem de gado e por isso ficou conhecida como Estrada Boiadeira.

O processo de pavimentação do trecho entre os municípios de Campo Mourão (PR) e Porto Camargo (PR), na divisa com o estado vizinho, teve início na década de 1980, mas foi interrompido diversas vezes. Para fins de contratação dessas obras, o trecho foi divido em lotes.

  • LOTE 1 – Entre Campo Mourão e o Distrito de Guaraitava (Tuneiras do Oeste)
  • LOTE 2 – Entre o Distrito de Guaraitava e Tuneiras do Oeste
  • LOTE 3 – Entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste

Supervisão Ambiental

Na BR-487/PR as atividades foram monitoradas por meio de inspeções frequentes no local da obra, com o preenchimento de fichas que contemplaram os aspectos ambientais citados no Plano de Controle Ambiental (PCA) e nas condicionantes da Licença de Instalação (LI) e da Autorização de Supressão Vegetal (ASV). Também foi tarefa do supervisor ambiental o registro fotográfico e a localização geográfica do evento ocorrido.

As inspeções ao canteiro de obras foram realizadas diariamente, assim como obteve-se subsídios para o preenchimento das fichas de monitoramento, as quais foram utilizadas como fonte de dados para a elaboração de documentos técnicos.

As fichas preenchidas semanalmente, avaliaram os aspectos ambientais em decorrência das atividades executivas da obra e foram divididas por grupos, de acordo com as atividades e com os programas ambientais supervisionados:

  • Plano Ambiental da Construção
  • Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS)
  • Programa de Transporte de Cargas Perigosas (PTCP)

 

Programas executados pela UFPR/ITTI

Programa de Educação Ambiental

Durante as obras de implantação e pavimentação da BR/PR, o Programa de Educação Ambiental (PEA) realizou ações com três públicos principais: professores da rede pública de ensino, comunidade impactada e trabalhadores da obra.

O objetivo do PEA é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade, a partir de estratégias de motivação, sensibilização, conscientização e incorporação de práticas de Educação Ambiental no cotidiano dos trabalhadores e das comunidades afetadas, amenizando os impactos decorrentes do empreendimento.

Dessa forma, foram realizadas diversas atividades, como a capacitação de educadores em parceria com a Reserva Biológica das Perobas, oficinas para pequenos agricultores promovidas junto com a Organização Central das Associações de Desenvolvimento Comunitário de Tuneiras do Oeste (Ocadecto), e diversos encontros com os trabalhadores da obra para debater sobre o meio ambiente.

Essas foram apenas algumas das ações realizadas pelo PEA.

 

Programa de Comunicação Social

O Programa de Comunicação Social (PCS) foi executado com o objetivo de garantir aos atores e públicos da área de abrangência das obras da BR- 487/ PR o acesso às informações sobre o empreendimento e seus desdobramentos, além de informar a comunidade sobre a execução dos demais programas ambientais.

Para isso, o PCS utilizou várias ferramentas de Comunicação, como redes sociais, Jornal Mural, campanhas educativas, vídeos institucionais e publicações como revista e livros.