O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.

 

A UFPR/ITTI realizou a Gestão Ambiental das obras de duplicação da Ponte Presidente Dutra sobre o Rio São Francisco, na divisa dos estados de Pernambuco e Bahia, na BR-407.

Localizada entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a ponte tem 801 metros total de extensão e foi a segunda feita em concreto protendido do Brasil em 1953, sendo previamente projetada para ter inclusa à sua estrutura dispositivos para o transporte ferroviário.

A ponte foi inicialmente foi construída em pista simples, sendo a sua duplicação e restauração (a partir de 2006) motivo da realização dos procedimentos de licenciamento ambiental. Durante a Gestão Ambiental, faltavam 20% para a conclusão efetiva das obras de duplicação e restauração do empreendimento.

 

Além da Gestão, durante as obras, a Universidade foi responsável pela elaboração dos programas ambientais, Supervisão Ambiental e execução de programas ambientais.

 

 

Durante a Gestão, a UFPR/ITTI atuou na comunidade por meio de atividades de Comunicação e Educação Ambiental realizadas nas áreas diretamente impactadas pelo empreendimento, apresentando ações que incentivavam prevenção de doenças, noções higiene e de sustentabilidade ambiental, para serem aplicados no cotidiano da população envolvida nas atividades da obra, bem como os trabalhadores.

Programadas para terem duração de 18 meses, as ações foram realizadas nos municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, totalizando 57 atividades que atingiram mais de 2.800 pessoas.