O Projeto G-Pontes é resultado de uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Dentro do projeto GPontes, a UFPR/ITTI realizou a Gestão Ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Cocó, na BR-020, em Fortaleza/CE. O empreendimento, com extensão de 325 metros, foi concluído pela A. Gaspar S/A no ano de 2010.

A Universidade foi responsável pela execução dos seguintes programas ambientais:

  • Programas Ambientais de Monitoramento da Qualidade da Água;
  • Programa de Resgate Arqueológico;
  • Programa de Educação Patrimonial;
  • Programa de Educação Ambiental;
  • Programa de Comunicação Social.

 

As atividades dos programas de Comunicação Social e Educação Ambiental foram realizadas conjuntamente e tiveram como principais públicos os moradores das comunidades diretamente afetadas, educadores, alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza, assim como autoridades locais e trabalhadores da obra.

Entre as ações organizadas pelos programas estavam reuniões comunitárias com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o empreendimento, assim como explicar o funcionamento da Gestão Ambiental.

Para isso, o Programa de Comunicação Social também utilizou os veículos de comunicação locais e manteve contato com jornalistas para ampliar o alcance das informações. Ainda foram realizadas oficinas infantis sobre meio ambiente e com professores municipais sobre Educação Ambiental. Durante a execução da Gestão Ambiental mais de 2.100 pessoas foram atendidas pelos dois programas.

 

Já a Supervisão Ambiental realizada pela UFPR constitui-se em inspecionar a execução adequada das obras rodoviárias definidas no projeto final de engenharia, garantindo que fossem observados os cuidados ambientais especificados nos projetos. Além da verificação do cumprimento das normas, diretrizes e conteúdos contratuais estabelecidos para a execução das obras rodoviárias, estava previsto o acompanhamento e fiscalização dos seguintes planos e programas:

  • Plano Ambiental para Construção (PAC);
  • Programa de Monitoramento da Rede Viária;
  • Programa de Proteção ao Trabalhador e Segurança do Ambiente de Trabalho;
  • Programa de Supressão da Vegetação.

As ações tinham como objetivo atender as exigências solicitadas pelo IBAMA (L.I. nº586/2009) para a implantação da ponte sobre o rio Cocó, na BR – 020/CE.

 

 

 

O empreendimento

 

O empreendimento foi projetado visando melhorar o fluxo rodoviário ao anel externo de circulação da cidade de Fortaleza e o Porto, melhorando também a circulação às praias do Litoral Leste do Estado, através da travessia do rio Cocó, próximo à sua foz interligando também a Praia do Futuro à Praia de Sabiaguaba.

Dois projetos principais faziam parte do empreendimento: a construção do segmento da Avenida de Ligação e a construção da Ponte sobre o Rio Cocó. A implantação foi iniciada, tendo, depois, sido feita uma reformulação dos projetos, com o objetivo de atender com maior eficiência a demanda prevista para o trecho da Avenida de Ligação e Ponte sobre o Rio Cocó, interligando a Praia do Futuro à Praia de Sabiaguaba.