O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Por meio do GPontes, a UFPR/ITTI realizou a Gestão Ambiental durante as obras de construção da Ponte sobre o Rio São Francisco, na BR-030, entre os municípios de Carinhanha e Malhada, na Bahia.

A obra concluída em 2010, era uma estrutura projetada em concreto com uma extensão total de 1.200 metros de comprimento e largura de 13,55 metros, totalizando uma área de tabuleiro de 16.260m2.

 

Os Programas Ambientais executados pela gestora ambiental foram realizados de acordo com as atividades detalhadas nos estudos ambientais precedentes e/ou nas recomendações da licença ambiental. Cabendo a UFPR/ITTI executar os seguintes programas:

  • Programa de Monitoramento da Qualidade da Água;
  • Programa de Comunicação Social;
  • Programa de Educação Ambiental.

 

As atividades de comunicação social foram desenvolvidas juntamente com as de educação socioambiental, nos municípios de Carinhanha e Malhada, na Bahia. Entre elas estavam oficinas com moradores das comunidades diretamente afetadas, oficinas de teatro e atividades de pintura com estudantes, palestras para trabalhadores da obra.

Os dois programas ainda organizaram reuniões públicas para esclarecer dúvidas da comunidade sobre o empreendimento e explicar para a população o funcionamento dos programas ambientais.

Ao todo o PEA e o PCS atenderam mais de 2.500 pessoas.

 

A Supervisão Ambiental das obras constitui-se em inspecionar a execução adequada das obras rodoviárias definidas no projeto final de engenharia, garantindo que fossem observados os cuidados ambientais especificados nos projetos. Além da verificação do cumprimento das normas, das diretrizes e dos

conteúdos contratuais estabelecidos para a execução das obras rodoviárias, estava previsto o acompanhamento e a fiscalização dos seguintes planos e programas:

  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas;
  • Plano Ambiental de Construção.