O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Entre os anos de 2007 e 2009, o projeto GPontes realizou a gestão, a supervisão e a execução de programas ambientais necessários para a construção da Ponte sobre o Rio Itacutu – na BR-401 com o objetivo de atender as exigências solicitadas pelo Ibama para a implantação do empreendimento.

A ponte sobre o rio Itacutu tem 230 metros de extensão, em concreto protendido, e estabelece a ligação entre os municípios de Bonfim/RR e Lethem, na Guiana, fazendo parte do projeto estratégico do Arco Norte, integrando o norte do país ao Caribe.

 

Os programas ambientais foram executados pela gestora ambiental de acordo com as atividades detalhadas nos estudos ambientais precedentes e/ou nas recomendações da licença ambiental. Coube a UFPR/ITTI executar os seguintes programas:

  • Programa de Monitoramento da Qualidade da Água;
  • Programa de Comunicação Social (PCS);
  • Programa de Educação Ambiental (PEA);
  • Supervisão Ambiental;
  • Gestão Ambiental.

As atividades do PEA, realizada juntamente com as de Comunicação Social, foram desenvolvidas no município de Bonfim. O público alvo foi moradores das comunidades diretamente afetadas, bem como estudantes. Além disso, foram realizadas diversas reuniões públicas e oficinas, dentre elas com integrantes do Exército Brasileiro – 6º BEC, da prefeitura de Bonfim e de escolas municipais. Entre oficinas, reuniões, teatros infantis e atividades com trabalhadores, foram atendidas 1020 pessoas.

A Supervisão Ambiental constitui-se em inspecionar a execução adequada das obras rodoviárias definidas no projeto final de engenharia, garantindo que fossem observados os cuidados ambientais especificados nos projetos. Além da verificação do cumprimento das normas, das diretrizes e dos conteúdos contratuais estabelecidos para a execução das obras rodoviárias, estavam previstos o acompanhamento e a fiscalização dos seguintes planos e programas:

  • Plano Ambiental de Construção;
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas.

 

  

 

 

O empreendimento

Localizada na BR-401 entre o entroncamento com a BR-174 e a fronteira, a ponte sobre o Rio Itacutu foi aberta ao tráfego em meados de junho de 2009.

A obra, concluída pelo 6º Batalhão de Engenharia do Exército,  abarcou a construção da ponte, iluminação, obras complementares e inversão do acesso. Do lado da Guiana, foi feita uma adaptação que permite a inversão de mão do tráfego, uma vez que este país, ex-colônia britânica, possui a chamada “mão inglesa” (circulação pela esquerda).