O projeto foi elaborado pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como parte integrante do contrato celebrado entre a FUPEF do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná/PR, que trata do Desenvolvimento de Pesquisas e Estudos de Tráfego e Circulação no município de Pontal do Paraná.

Em 3 volumes, o projeto se propõe a caracterizar o Município de Pontal do Paraná com relação aos instrumentos normativos, estudos, planos e projetos existentes, informações socioeconômicas e informações gerais do setor de transportes; realizar estudo do nível de serviço e aceitabilidade do transporte coletivo a partir de pesquisa de opinião, e satisfação e qualidade; realizar estudos e pesquisas sobre o perfil da mobilidade do município e linhas de desejo de ciclistas; realizar estudos de tráfego e circulação a partir de contagens volumétricas classificatórias, simulações e modelagens; e analisar os dados obtidos.

O segundo volume se dedica a esmiuçar as questões relacionadas à mobilidade no município, para compreender as motivações envolvidas nas escolhas feitas pelos usuários do sistema, a partir da realização de entrevistas.

O volume reúne e apresenta os dados de três tipos de entrevistas realizadas no município de Pontal do Paraná, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020: com usuários de transporte público; com ciclistas; e com usuários do sistema de mobilidade local, sendo essa última direcionada a um público mais abrangente que as duas primeiras, que exigiam entrevistados especificamente usuários de transporte público e ciclistas respectivamente.

A partir das respostas obtidas, foi possível identificar as principais motivações que levam as pessoas a determinadas escolhas no contexto urbano de Pontal do Paraná, quais são seus principais anseios e críticas com relação a perspectiva da mobilidade urbana no âmbito local. O volume ainda articula os aspectos comuns identificados e proporciona um panorama dos deslocamentos e opinião pública com relação a mobilidade no município.

Por fim, o terceiro volume aborda o estudo de tráfego realizado em Pontal do Paraná, tendo sua metodologia dividida em 3 partes. A parte 1 contempla as contagens de tráfego realizadas, sendo essas volumétricas e classificatórias. A parte 2 apresenta simulações apoiada em perspectivas de aumento de circulação de veículos ao longo dos anos e simulação de sobredemanda. A parte 3 apresenta o traço de um paralelo comparativo entre os dados obtidos atualmente com outro estudo baseado em dados de 2015, a fim de verificar se as projeções estimadas no estudo anterior foram concretizadas ao longo dos anos.