Plano de Mobilidade Urbana - Município de Arapoti/PR
O Plano de Mobilidade Urbana do Município de Arapoti/PR foi elaborado pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como parte dos produtos integrantes do contrato celebrado entre a FUPEF e a Prefeitura Municipal de Arapoti/PR.
O primeiro volume do projeto refere-se à entrega parcial do Relatório de Diagnóstico e Prognóstico do Plano de Mobilidade Municipal, conforme o cronograma do plano de trabalho, visando reunir e avaliar informações e seguindo as diretrizes propostas na Lei Federal nº 12.587/12, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Neste volume são contemplados o cadastro do sistema viário a partir de inventários físicos; pesquisa de aceitabilidade de transporte coletivo; estudos de tráfego e circulação a partir de contagens volumétricas classificatórias; pesquisa de linha de desejo com os ciclistas; e avaliação da capacidade institucional da administração municipal para desempenhar as funções pertinentes às áreas de planejamento e gestão da mobilidade.
No segundo volume temos a segunda fase da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Arapoti/PR, que tem como meta as diretrizes e propostas para o Plano de Mobilidade Urbana. Já o terceiro volume aborda os seguintes temas previstos no plano de trabalho: definição dos instrumentos técnico-legais para ordenamento da mobilidade urbana do município; Plano de Ações de Investimento (PAI); apresentação do conjunto de ajustes necessários à estrutura organizacional do município; minuta de anteprojeto de lei que dispõe sobre a mobilidade urbana, em decorrência dos resultados consolidados no PMU.
Além disso, o projeto também contempla a elaboração do Manual do Ciclista, Manual do Pedestre, Manual WEBSIG e Atlas do Município de Arapoti.