Imagem aérea da BR-135/BA/MG

 

Em 2013, a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebraram o Termo de Cooperação nº 1103/2013-DPP, com objetivo de:

 

  • Elaborar estudo de alternativas locacionais;
  • Anteprojeto de Engenharia;
  • Estudos ambientais,
  • Execução de Gestão Ambiental, abrangendo supervisão e gerenciamento ambiental, bem como a implementação de programas ambientais.

 

O escopo do trabalho é a regularização de pendências ambientais da BR-135, no trecho entre os municípios de Barreiras/BA e Itacarambi/MG, em uma extensão total de 424,3 km.

 

Os estudos ambientais necessários para a regularização do Licenciamento Ambiental da BR-135/BA/MG, documentação indispensável para dar continuidade às obras de restauração e pavimentação da rodovia, foram realizados de acordo com o escopo de cada meta estabelecida no termo de referência.


 

Meta 01Subtrecho de Barreiras(BA) a São Desidério (BA), que corresponde do KM 179,9 ao KM 207,0.

  • Relatório de Situação;
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
  • Anteprojeto de Engenharia, por Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RCDI), para adequação da plataforma e acostamento, alargamento de OAE e correção geométrica.

 

Meta 02 –  Subtrecho de São Desidério (BA) ao km 226,0 (km 207,0 ao km 226,0)

  • Elaboração de Estudo de Alternativas Locacionais
  • Elaboração de Estudo Geológico Cárstico
  • Levantamento Geofísico (magnetométrico e gravimétrico)
  • Levantamento de Prospecção geológica-geotécnica-sondagens
  • Levantamento de Carta Imagem com as Cavidades Naturais
  • Mapas Hidrológico, Geológico e de Áreas Prioritárias
  • Anteprojeto da Alternativa Locacional Escolhida
  • Estudo Ambiental (EA) ou RCA da Alternativa Locacional escolhida
  • Estudo Arqueológico da Alternativa Locacional Escolhida
  • Inventário Florestal da Alternativa Locacional Escolhida
  • Elaboração de Inventário Cartográfico e Cadastral

 

Meta 03 – Subtrecho de São Desidério a Correntina (km 226,0 ao km 344,0)

  • Elaboração de Relatório de Situação
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
  • Estudo Geológico e Processos Erosivos

 

Meta 04 – Subtrecho de Correntina(BA) a Divisa BA/MG (km 344,0 ao km 466,8)

  • Elaboração de Relatório de Situação, Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
  • Estudo Geológico de Área Cárstica
  • Alternativas Locacionais
  • Anteprojeto da Alternativa Escolhida

 

Meta 05 – Subtrecho da Divisa BA/MG a Montalvânia/MG (km 0,0 ao km 18,1)

  • Elaboração de Relatório de Situação
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

 

Meta 06 – Subtrecho da Divisa BA/MG a Manga/MG (km 18,1 ao km 36,5)

  • Supervisão Ambiental de Obra (supervisão das atividades a serem executadas pelas Construtoras)
  • Plano Ambiental para Construção – PAC
  • Subprograma de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos.
  • Subprograma de Controle de Processos Erosivos.
  • Programa de Resgate de Germoplasma
  • Subprograma de Desmobilização das Áreas de Apoio.
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e de Passivos Ambientais

 

  • Gerenciamento dos Programas Ambientais

 

  • Programa de Indenização de Terras e Benfeitorias e Reassentamento de Populações.

 

  • Execução dos Programas Ambientais, como:
  • Plano Ambiental para Construção – PAC
  • Programa de Monitoramento e de Controle de Atropelamentos da Fauna
  • Programa de Afugentamento e Resgate Brando da Fauna
  • Programa de Resgate de Germoplasma
  • Programa de Combate ao Fogo – (Aspectos Educacionais), Programa de Educação Ambiental
  • Programa de Comunicação Social
  • Elaboração de Projeto e Plano, como:
  • Elaboração de Projeto de Plantio Compensatório
  • Elaboração de Plano de Gerenciamento de Riscos Ambientais e Ação de Emergência

 

Meta 07 – Subtrecho da Divisa BA/MG a Manga/MG (KM 36,5 ao KM 82,0)

  • Elaboração de Relatório de Situação
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

 

Meta 08 – Subtrecho de Manga/MG a Itacarambi/MG (km 82,0 ao km 137,0)

  • Elaboração de Estudo de Dolinas
  • Estudos Geofísicos e Sondagem

Meta 09 – Subtrecho de Barreiras(BA) a Divisa BA/MG (km 179,9 ao km 466,8) e da Divisa BA/MG a Manga/MG (km 0,0 ao km 82,0)

  • Consolidação dos Planos Básicos Ambientais

 

Meta 10 – Subtrecho de São Desidério a Correntina (km 226,0 ao km 344,0)

  • Levantamento e Classificação do Grau de Relevância das Cavidades Naturais existentes na diretriz da BR-135/BA

 

 


 

 

Gestão Ambiental

Durante as obras, a UFPR/ITTI é responsável pela execução da Gestão Ambiental do empreendimento, realizando e supervisionando programas ambientais que reduzam danos que eventualmente poderão ser causados à natureza e às pessoas.

 

Programas ambientais Supervisionados pela UFPR/ITTI

 

  • Plano Ambiental para a Construção
  • Programa de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergência
  • Programa de Proteção à Flora

– Subprograma de Plantio Compensatório

  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas
  • Programa de Levantamento, Tratamento e Recuperação de Passivos Ambientais

 

Programas ambientais executados pela UFPR/ITTI

 

  • Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação de Impactos nos Recursos Hídricos
  • Programa de Proteção à Flora

– Subprograma de Monitoramento e Controle de Supressão de Vegetação

– Subprograma de Salvamento de Germoplasma

  • Programa de Proteção à Fauna

– Subprograma de Afugentamento e Salvamento de Fauna Silvestre

– Subprograma de Monitoramento de Fauna

– Subprograma de Monitoramento e Mitigação dos Atropelamentos de Fauna

– Subprograma de Monitoramento de Ictiofauna e Macroinvertebrados Bentônicos

 

  • Programa de Comunicação Social – PCS
  • Programa de Educação Ambiental – PEA
  • Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação de Impactos ao Sistema Cárstico e Dolinas.

 

Atualmente, o Instituto está executando a Gestão Ambiental das obras nos trechos entre o município de Côcos/BA e o entroncamento para acesso ao município de Jaborandi/BA (Lote 04), entre os municípios de Côcos/BA e a divisa com o estado de Minas Gerais (Lote 5) e entre o município de Montalvânia/MG e o município de Manga/MG (Lote 7.2), que recebeu o nome de BR-135/BA/MG – Jeito Novo de Viver.

 


 

Sobre a BR-135

Com extensão total de 2.446 km, ela liga São Luiz/MA ao entroncamento com a BR-040 em Minas Gerais, o que torna a rodovia um importante corredor de transporte rodoviário no país.

A pavimentação da BR-135/ BA/MG facilitará o deslocamento e o acesso aos municípios, além de aumentar a segurança viária, reduzindo acidentes, melhorando a trafegabilidade na região, a economia da região e a qualidade de vida da população. Além de reduzir o custo de transporte.