Proposta é resultado do Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna realizado no trecho entre Anastácio e Corumbá

 

Cerca de 12 radares já foram instados no último mês, no trecho entre Anastácio e Corumbá. Antes desta instalação outros 4 radares já haviam sido implantados na rodovia, totalizando agora 16 radares ao longo do trecho.

A preocupação em instalar os radares nesse trecho provem da grande ocorrência de atropelamentos de animais nessa região. O Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna, durante um ano, acompanhou o trecho de 284 quilômetros entre os dois municípios, e como resultado, foram registrados 610 animais mortos.

 

 

 

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Também foi realizada uma pesquisa de opinião no mês de abril deste ano com 101 motoristas na BR-262/MS, no Km 659 localidade conhecida como Buraco das Piranhas. Os resultados confirmam a alta incidência de atropelamentos, quando a grande maioria dos motoristas (98,01%) reconheceu que o atropelamento de fauna é um dos principais problemas da rodovia.

Dentro desse contexto foi criada uma Proposta de Dispositivos de Proteção à Fauna que inclui a implantação de controladores de velocidade nos trechos onde ocorrem maior número de atropelamentos. Além dos radares, está proposta a colocação de telas e também o corte da vegetação mais densa próxima a rodovia, que acaba prejudicando a visibilidade do motorista.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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