O símbolo da unidade de conservação foi escolhido em 2013 em ação promovida em parceria com o ITTI

 

O Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas (CORPE), unidade de conservação localizada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, está realizando um concurso para escolher um nome para a sua mascote, o Gavião-pato. Os participantes podem escolher entre os nomes: Apacanim, Penaco, Perobinha, Rebinho ou Spetu.

20.10.14- Gaviao-pato

A votação ocorre até o dia 9 de novembro e está disponível no blog do CORPE e também no estande da ReBio na ExpoTuneiras, que será promovida entre os dias de 6 a 9 de novembro em Tuneiras do Oeste.

A parte sul da Rebio das Perobas está presente em 9,5 km da área na qual estão ocorrendo as obras de pavimentação do Lote 2 da BR-487/PR, Estrada Boiadeira. A Gestão Ambiental do empreendimento é responsabilidade do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), que também desenvolve os Programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social em municípios influenciados pela obra. Além disso, o ITTI faz parte da CORPE.

Mascote
A mascote da Rebio das Perobas foi escolhida em 2013 em um concurso promovido em parceria com o ITTI. Concorreram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Tuneiras do Oeste, Cruzeiro do Oeste e Cianorte. O desenho vencedor foi do estudante Eduardo Ferrari Barrozo, ele foi escolhido por um júri composto por sete membros, entre representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), ITTI, secretarias municipais de Educação da região e do CORPE.
O desenho original foi encaminhado para o ITTI, onde os designers Cecília Yojo e Antonio Grisbach Jr. estilizaram a imagem e desenvolveram um manual de uso do desenho.

O Gavião- pato está em extinção no Paraná, sendo a ReBio um dos únicos locais no qual a ave pode ser vista.

Para participar da votação acesse o blog do CORPE (conselhoperobas.blogspot.com.br).

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da supervisão e Gestão Ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |[email protected]