Rede integrada de transporte é abordada em evento internacional sobre mobilidade sustentável
O primeiro Congresso Online de Mobilidade Urbana Sustentável (COMUS 2020), que acontece entre os dias 20 e 24 de abril, reúne mais de cem palestras de especialistas internacionais e apresenta inovações, soluções e tendências em sistemas de transporte e planejamento urbano.
O professor Roberto Gregório da Silva Jr, superintendente do ITTI, participou do evento com a palestra “El lado invisible de una red integrada de transporte; caso Curitiba”, nesta terça-feira (21). Em sua fala, destacou que os aspectos institucionais e desafios estratégicos desse tipo sistema, normalmente, são pouco conhecidos ou debatidos, e defendeu que a regulação e gestão pública são fundamentais para garantir serviços adequados à sociedade.
Também enfatizou que não existe uma solução única para os problemas da mobilidade urbana, e sim soluções adequadas para a realidade de cada cidade ou região metropolitana. Ao falar dos desafios, o professor ressaltou a necessidade de estudar e desenvolver novos modelos de financiamento do transporte público coletivo, pois além de ser um serviço essencial, esse modal de transporte passou a ser um direito social garantido pela Constituição Federal.
“Uma rede integrada de transporte público necessita ter qualidade e tarifa acessível para a população, bem como deve agregar mais valor aos seus usuários via, por exemplo, serviços adicionais. Além disso, é um instrumento para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Assim, os futuros modelos de concessão deverão contemplar outros serviços além da operação do transporte público”, reiterou o professor Roberto Gregório.
_________
COMUS 2020 – O Congresso Online tem como objetivo tentar responder às questões da atualidade acerca da mobilidade urbana sustentável. Em suas palestras, inúmeros pesquisadores debateram e propuseram soluções para o futuro da mobilidade em nossa sociedade, a partir de temas como meio ambiente; acessibilidade; transporte público; intermodalidade e integração do transporte; economia, gestão e operação do transporte; urbanismo e espaço público; bens e negócios; transporte compartilhado; e tecnologia e inovação.
Para mais informações sobre o evento, acesse https://comus2020.com/.