Na última semana, vereadores da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acompanharam o andamento das obras estruturais na ponte do Parque Tingui, em Curitiba, a partir de fotos exibidas pelo vereador Mauro Inácio em sessão plenária virtual.

Em novembro de 2019, mês em que foi instalada a Comissão Especial, os vereadores pediram uma vistoria na ponte de madeira do parque. O parecer foi emitido por profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), após inspeção criteriosa.

Na ocasião, segundo o professor dr. Mauro Lacerda Santos Filho, membro do conselho diretor do ITTI, o relatório apontou que o estado da ponte de madeira do Parque Tingui era regular. “A ponte precisa de monitoramento constante e urgente reforma”, explicou.

Já na primeira visita técnica de 2020, que também contou com a presença do professor Mauro Lacerda, foram inspecionadas duas pontes no Bairro Alto e as obras da trincheira na rua General Mário Tourinho, no Seminário.

_____

A Comissão Especial, formada por nove vereadores, pretende prevenir acidentes relacionados à segurança de pontes e viadutos. O colegiado da CMC é presidido por Mauro Ignácio e tem como funções a vistoria, avaliação, estabelecimento de um catálogo oficial e apresentação de relatórios, com o resultado das inspeções e demais atividades, à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes.

No momento a Comissão está com os prazos suspensos, devido à pandemia do novo coronavírus, mas seus membros devem se reunir virtualmente ainda em maio. O site da CMC também disponibiliza um canal de denúncias e sugestões da população.

 

Com informações da Câmara Municipal de Curitiba. Fotos por Carlos Costa/CMC.