A UFPR/ITTI apresentou no dia 23/06 em Campo Grande (MS) os resultados obtidos no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, que foi realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O evento reuniu cerca de 100 pessoas entre autoridades governamentais, representantes de classe e da sociedade civil, como ONGS, e professores e estudantes universitários interessados nos resultados do Estudo de Viabilidade.

 

Após a apresentação, os pesquisadores esclareceram dúvidas dos participantes. “O Road Show é uma oportunidade de participação da população na Administração Pública, uma forma de exercício da cidadania já que possibilita o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações”, explica o coordenador geral do EVTEA, prof. Dr. Eduardo Ratton.

 DSC6295 editada

 

O EVTEA reúne um conjunto de análises obtidas por meio de levantamentos realizados por uma equipe multidisciplinar formada por dezenas de professores doutores, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi executado por meio de um Termo de Cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Estudo
O EVTEA estudou o trecho de 1270 km entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS e projetou as potencialidades futuras da Hidrovia no que se refere às ações para a melhoria da infraestrutura, aumento da segurança na navegação, transporte de novas cargas, implantação e reestruturação de terminais portuários.
“Os estudos de viabilidade são imprescindíveis na instalação de empreendimentos, inclusive no setor do transporte hidroviário, sendo analisados os aspectos técnicos, econômicos e ambientais”, ressalta Ratton.
Para fazer o levantamento, os pesquisadores realizaram cinco expedições de campo somando 4 mil km navegados pelos rios Paraguai, Miranda e Cuiabá. Três das expedições foram realizadas em parceira com o 6º Distrito Naval de Ladário, da Marinha do Brasil, com o qual a UFPR assinou um Acordo de Cooperação permitindo a troca de experiências, a coleta de informações e a proposição de ações com o objetivo de melhorar a Hidrovia.

 DSC6430 editada 1

Hidrovia do Rio Paraguai
A Hidrovia tem ao todo 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul.
Road Show
O próximo circuito de palestras promovido pela UFPR, DNIT e Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar) será realizado em Cuiabá em data a ser definida. Além de Campo Grande, as cidades de Corumbá(MS) e Cáceres (MT) já receberam o evento.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]