Na última quinta-feira (11), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu, em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o seminário “Ruas do Futuro – O papel das vias na qualidade de vida de uma cidade”, sobre a melhoria das cidades brasileiras, mobilidade e permeabilidade urbana. O encontro aconteceu no miniauditório do Palácio das Araucárias e contou com a participação do presidente da Comec, Gilson Santos, que realizou a abertura do evento e destacou a importância do seminário para o planejamento das cidades.

O professor dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, participou do evento com a palestra sobre a possibilidade de futuras parcerias entre a Universidade Federal do Paraná e órgãos públicos, sejam das esferas municipais, estaduais e/ou federais, nas áreas de infraestrutura de transportes. Ao apresentar exemplos de estudos realizados pelo Instituto, o professor destacou a importância da aproximação entre academia, gestão pública e sociedade civil. “A Universidade tem como missão o tripé composto pelo ensino, a pesquisa e a extensão. Projetos e ações de interesse mútuo são bem-vindos à Universidade, pois permitem a pesquisa e a formação de pessoas, atendendo às demandas da sociedade”, declarou.

Também participaram do seminário o engenheiro Alex Maschio, da ABCP, com a palestra “Ruas do Futuro: a importância da infraestrutura urbana na qualidade de vida do cidadão” e a professora dra. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, da UFPR, em palestra intitulada “A importância do Plano de Mobilidade para os municípios”. Temas como a melhoria dos pavimentos e calçadas, a implantação de ciclovias e ações de manutenção, como drenagem, arborização, iluminação e sinalização foram destaque. Ambos reforçaram em suas falas a necessidade de investimento em mobilidade urbana como forma de melhorar a vida da população.

O seminário “Ruas do Futuro” foi o primeiro de uma série de eventos programados no Termo de Cooperação Técnica e Científica, assinado pela Comec e ABCP no início deste ano. Baseadas em princípios de sustentabilidade, as ações objetivam garantir a vitalidade de nossas cidades, que a médio e longo prazo se tornarão mais funcionais e acessíveis, retornando para os cidadãos melhores relações humanas e qualidade vida, principalmente nas áreas de saúde, segurança, lazer e mobilidade.