Dois estudos elaborados por pesquisadores que atuam no Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentados nesta quinta-feira, 21/09, no Seminário de Pós-Graduação de Geologia Ambiental da UFPR.

O biólogo e doutorando em Geologia, Durval Nascimento Neto, apresentou o trabalho “Método de determinação de limite de segurança estrutural de patrimônio espeleológico em sistemas cársticos carbonáticos”, produzido com base em resultados de estudos ambientais realizados pelo ITTI em São Desidério/BA.

DSC 4525 reduzida

 O Instituto é responsável pela regularização ambiental da BR-135 BA/MG, resultado de uma cooperação técnica entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Esta rodovia está localizada em área com grande quantidade de cavernas, o que exige cuidados especiais durante a sua implantação e operação. 

“Os estudos são de extrema relevância porque fazem intercâmbio entre as áreas de pesquisa da pós-graduação e o trabalho que a Universidade desenvolve por meio do ITTI nos projetos para qual é designado, contribuindo com o entendimento sobre a real área de influência na relação entre empreendimentos lineares e a proteção do patrimônio espeleológico com diretrizes e medidas de conservação”, afirma Durval Neto. 

DSC 4507 reduzida 

Já o geólogo e mestrando em Geologia, Luiz Felipe Nadalin, apresentou o trabalho “Análise estrutural e geotécnica voltada a estabilidade de taludes de solo e maciços rochosos na BR-116 – Rio Grande do Sul”. A pesquisa dele está relacionada a outro termo de cooperação firmado entre a UFPR e o Dnit para a elaboração de estudos relacionados a regularização ambiental da BR-116 em seis estados brasileiros.

 

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]