O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná promoveu nesta quinta-feira o evento “Soluções para Cidades: Ruas do Futuro”, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O evento reuniu engenheiros, arquitetos, técnicos e gestores municipais, lideranças locais e estudantes no Miniauditório Primavera em Pontal do Paraná para tratar da importância da infraestrutura urbana na qualidade de vida dos cidadãos.

Em sua apresentação, o coordenador de projetos do ITTI, prof. dr. Eduardo Ratton destacou a possibilidade de parcerias entre os municípios e Universidade Federal do Paraná nas áreas de infraestrutura de transportes, estudos ambientais e gestão ambiental.  Já a profª. drª Marcia de Andrade Bernardinis, do Departamento de Transportes da UFPR, ressaltou a importância de se elaborar e executar um Plano de Mobilidade Urbana nos municípios, sobretudo na perspectiva de melhoria de qualidade de vida da população local.

Representando o campus da UFPR em Pontal do Paraná, o prof. dr. Gustavo Pacheco Tomas, do Centro de Estudos do Mar colocou o CEM à disposição para contribuir com os projetos.

No evento também foi discutida a revitalização da Orla de Pontal do Paraná e a Faixa de Infraestrutura de Pontal do Paraná, com a presença do prefeito Marcio Fioravanti e do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciapar) de Pontal do Paraná, Ercio Luiz Weschenfelder e do gerente do Escritório Regional Sul da ABCP, Alexsander Maschio.

O próximo evento Soluções para Cidades: Ruas do Futuro será em Curitiba – PR, em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a ABCP.

O seminário acontecerá no dia 11 de julho, no Miniauditório do Palácio das Araucárias (1o andar – Rua Jacy Loureiro de Campos s/n – Centro Cívico), a partir das 14h30. A participação é aberta ao público e gratuita, porém, é necessário confirmar a presença pelo e-mail [email protected] ou telefone 41 3320 6927.