Entre os dias 16 e 17 de junho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) participará do 1º Encontro de “Comércio e Logística para impulsionar o desenvolvimento da produção no âmbito da Hidrovia Paraná-Paraguai”, em Rosário, na Argentina.

A Universidade será representada pelo Prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), que participará do primeiro dia do evento como moderador da mesa de trabalho e na qual irá apresentar a palestra “Produção, Comércio e Cargas: As alternativas para o desenvolvimento comercial”. 

O encontro, organizado pela Câmara de Comércio de Rosário, com financiamento da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e patrocinado pela PIANC e ENAPRO, tem como objetivo fomentar o uso da Hidrovia Paraguai-Paraná, promover a integração do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai e incentivar o desenvolvimento desses países por meio do canal de navegação.rosario site2

Desde 2013, os organizadores do evento vêm promovendo uma série de atividades para discutir e para propor soluções para economia dos países sul-americanos por meio da Hidrovia, como o III Seminário “Para uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul”, realizado no mês de fevereiro no Uruguai e que também contou com a participação da UFPR/ITTI.

O evento terá a participação de autoridades e especialistas de vários países da América do Sul e será composto por quatro módulos: Para um melhor aproveitamento das hidrovias; Produção, tráfego, cargas fluviais e liderança para o desenvolvimento comercial; Logística, portos, problemáticas do crescimento da carga e governança público-privada colocada a serviço do desenvolvimento; Alianças de entidades empresariais para o desenvolvimento da produção e o comércio regional. Criação de um observatório da HPP.

Entre os palestrantes destacam-se a participação de Helen Rohl, diretora-executivo do Comitê do Sistema de Transporte Marítimo do Estados Unidos, e Hans Van der Werf , secretário-geral da Comissão Central para a Navegação do Reno (CCNR).

Confira aqui a programação completa

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]