Uma equipe da Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) está avaliando a possibilidade de utilização de uma nova tecnologia que pode ser utilizada em várias atividades ligadas a engenharia: o VOR-44, apresentado pela empresa NUTECMAR.

 

O equipamento é um robô de vídeo inspeção operado remotamente que é usado para vistorias e inspeções visuais em locais de difícil acesso, inseguros ou insalubres, tais como tubulações de drenagem, esgotos ou cavidades restritas.

22.01.15-Demonstracao de robo

Com o uso de uma microcâmera, gera imagens de vídeo de alta resolução. A ferramenta também permite a acoplagem de sensores para medir a temperatura, a presença de gases poluentes, entre outras ações.

“Esse tipo de tecnologia pode promover mais segurança aos pesquisadores, que não precisarão entrar em locais de grande periculosidade, como tubulações e cavidades. Além de ser altamente produtivo por permitir acoplagens de diversos sensores, ser de fácil utilização e gerar imagens de alta qualidade”, explica o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]