Transporte aquaviário é tema de debates entre especialistas em Fórum promovido pela UFPR/ITTI em Curitiba

A viabilidade e a modernização do transporte aquaviário brasileiro estiveram em pauta no Fórum de Discussões Hidroviárias e Portuárias: Perspectivas e Soluções realizado nesta última terça-feira (07/02), em Curitiba. O evento, promovido pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), em parceria com o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), reuniu autoridades no setor para debater o uso das hidrovias e o melhor aproveitamento do transporte marítimo no Brasil.
O evento técnico teve sete palestras, que foram seguidas por mesas de debate na quais o público pode participar. O foco principal foi a importância do transporte aquaviário para a redução de custos, com investimentos na modernização da infraestrutura, melhorando assim toda a logística brasileira.
“Os estudos de viabilidade das hidrovias nos mostraram que o transporte hidroviário apresenta um série de vantagens, entretanto sua viabilidade depende de investimentos em infraestrutura e melhoria nas condições de navegação. Por isso reunimos órgãos de governo e sociedade, para que juntos possamos encontrar soluções”, destacou Eduardo Ratton, superintendente da UFPR/ITTI.
Para João Arthur Mohr, assessor para Assuntos de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o debate com vários representantes da sociedade é fundamental. Para ele, investimentos nos portos e/ ou na infraestrutura hidroviária, reduzem em muito o custo logístico do Brasil, e este é o diferencial, tanto para a indústria brasileira quanto para o agronegócio em termos de competitividade, que é de extremo interesse para os produtores paranaenses.
Parceiro na realização do Fórum, o presidente do Conapra, Gustavo Martins ressaltou que a participação de diversas entidades, que trouxeram as suas visões, suas experiências e as suas expectativas em relação ao futuro, permite um melhor planejamento e um melhor entendimento do problema. “Chegou a hora da Praticagem do Brasil mostrar que está pronta para contribuir com a solução de problemas de transporte marítimo, da infraestrutura portuária, beneficiando o desenvolvimento econômico e o crescimento do País”, disse.
Universidade
A UFPR/ITTI tem uma longa experiência com o transporte hidroviário. A Universidade foi responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, pelo Anteprojeto de Derrocagem da Hidrovia do Tocantins, além de outros estudos, e atualmente desenvolve o Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná
Para o reitor da Universidade Federal do Paraná, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, a UFPR precisa se envolver e debater também as questões que beneficiem a sociedade. “O conhecimento produzido pela Universidade deve ser aplicado de fato”, afirmou o reitor.
O evento reuniu cerca de 200 representantes de entidades públicas e privadas e da sociedade civil com interesse no setor aquaviário.
Representando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o coordenador de Operações Aquaviárias da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Eliezé Bulhões de Carvalho, ressaltou a importância do Fórum para a troca de experiências e já que, nesses encontros, é possível conhecer bons exemplos, boas práticas, como o caso mostrado pelo Porto de Paranaguá durante o evento. “Ocasiões como esta mostram que o governo federal, em especial o DNIT, está engajado nas discussões, principalmente com os membros da academia, que no futuro serão os profissionais que vão entender a problemática e buscar soluções para fomentar as hidrovias brasileiras”, afirmou.
O Fórum também contou com a presença do capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Flávio Haruo Mathuiy, do diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, do diretor de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Adailton Dias, e do diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) Adalberto Tokarski, além de representantes da Hidrovias do Brasil, TCP, Porto de São Francisco do Sul, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Movimento Pró Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná, entre outros.
Assessoria de Comunicação Social
Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
Universidade Federal do Paraná
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