A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) assinaram no dia 16 de setembro o Protocolo de Intenções (Processo SEI. 23075.045972/2019-73) com o intuito de realizar pesquisas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável das rodovias do Estado do Paraná.

O Protocolo de Intenções foi celebrado para atender as diversas demandas do DER/PR nos próximos cinco anos, que pretende desenvolve-las através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura em virtude de sua expertise. “O Protocolo de Intenções é abrangente e todas as iniciativas que possam ser vinculadas ao documento serão bem-vindas”, explica o superintendente do ITTI, prof. dr. Mauro Lacerda dos Santos Filho.

Como determina o protocolo, para a execução de cada projeto, pesquisa ou ação a UFPR e o DER/PR precisarão formalizar Termos de Contrato específicos, com planos de trabalho previamente aprovados e vinculados ao Protocolo de Intenções.  “Este modelo é semelhante ao Termo de Cooperação assinado pela UFPR e a Prefeitura de Araucária no início deste ano, que permite a elaboração de planos de trabalho e contratos próprios, incluindo a previsão orçamentária e o período de execução para cada projeto”, afirma o coordenador de projetos e membro do conselho diretor do ITTI, prof. dr. Eduardo Ratton.