Representantes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) uma proposta de plano de trabalho para um futuro Termo de Execução
Descentralizada (TED) para aprimorar o Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA), ferramenta coordenada e disponibilizada pelo MMA para divulgar e democratizar as informações relacionadas aos procedimentos do licenciamento ambiental no País.

O PNLA está sendo estruturado para agregar e sistematizar informações sobre o licenciamento ambiental e facilitar o acesso público em todas as esferas de governo: federal, estadual, municipal e distrital, em uma única plataforma e em tempo real.

A UFPR vem participando dos estudos para caracterização do portal, com informações dos órgãos licenciadores estaduais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), visando a identificação de inconsistências com o PNLA, sendo possível, assim, a elaboração de uma plataforma online que permitirá a visualização e a inspeção do banco de dados do sistema.

Ainda fazem parte da proposta de pesquisa, o desenvolvimento de plataforma WEBSIG interativa para consulta, visualização e análise dos dados de licenciamento, bem como a capacitação e treinamento de servidores técnicos designados pelos órgãos estaduais de Meio Ambiente (OEMAs), IBAMA e MMA.

“A participação da Universidade na melhoria do PNLA é muito interessante porque traz o olhar da academia para um portal que disponibiliza informações para pesquisadores, isso com certeza irá enriquecer o trabalho que já é realizado”, ressalta Maria Mônica de Moraes, coordenadora do PNLA no MMA.

Participaram da reunião como representantes da UFPR/ITTI o biólogo Durval Nascimento Neto, o engenheiro civil Cristhyano Cavali da Luz e o engenheiro ambiental Henrique Guarneri. O MMA foi representado pelo coordenador de Articulação institucional, Gonzales Braga Alves, pela coordenadora do PNLA, Mônica Guedes e pelos analistas ambientais, Marco Belmont e Pablo Villanueva.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]