O diretor decano do Setor de Tecnologia em exercício, prof. Dr. Eduardo Ratton, representou a UFPR na abertura do II Workshop da Rede BiotecSul. O evento realizado nesta quarta-feira, 19, no Salão Nobre do Setor de Tecnologia da UFPR em Curitiba, reuniu representantes dos centros de pesquisa de universidades do sul do país que atuam na formação acadêmica em biotecnologia e engenharia de bioprocessos. 

 

biotecsul siteA estruturação da Rede BiotecSul é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTI) e possui um grupo fundador integrado por representantes de universidades dos três estados do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná).

Dentre as instituições que compõem a Rede, destacam-se a UFPR e a UFPel que tiveram seus cursos de pós-graduação em Biotecnologia avaliados com nota máxima (6) pela Fundação Capes, tornando-as referências para as demais universidades. Na solenidade Ratton destacou que a sociedade deve usufruir o capital intelectual das universidades, que hoje fica restrito à comunidade científica. “Felizmente a legislação atual permite esta transferência de conhecimento seja feita de forma que beneficie a todos”, afirmou. 

Com a criação da Rede BiotecSul, as universidades devem estabelecer parcerias com setor produtivo, a partir de iniciativas alinhadas com os governos estadual e federal, além de fomentar o empreendedorismo. “A rede será um instrumento para que o conhecimento produzido nas universidades contribua também para o desenvolvimento econômico do Brasil”, explica o coordenador da Rede BiotecSul, Odir Dellagostin.

O workshop contou também com a presença do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, do professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, Carlos Ricardo Soccol, da representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Maria Cristina Braga, da representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elizabeth de Lourdes Nogueira, além dos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação em Tecnologia da UFPR – Câmpus Palotina, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Positivo, Universidade Federal de Santa Catarina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas.

 

Assessoria de Comunicação Social

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658       [email protected]