Objetivo foi mostrar os benefícios da tecnologia em empreendimentos rodoferroviários

 O uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento ambiental de empreendimentos de infraestrutura e o acompanhamento de obras foi o tema de uma reunião entre a UFPR, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF). De acordo com o engenheiro civil do ITTI Cristhyano Cavali da Luz, o objetivo foi demonstrar à entidade os benefícios de utilizar o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), uma subcategoria dos VANTs, como subsídio para o cumprimento de condicionantes impostas nas licenças ambientais de obras ferroviárias.

A apresentação ocorreu neste mês em Brasília. O projeto do RPAS foi desenvolvido em parceria com o Instituto Simepar. Segundo o engenheiro, o sistema é inovador pelo fato de oferecer imagens de alta qualidade, superiores às registradas por sensoriamento remoto, com um baixo custo de imageamento e rapidez na inspeção, devido a grande mobilidade do sistema. 
A UFPR/ITTI fez um teste com o RPAS na BR-158/PR, entre Campo Mourão e Roncador, e na BR-262/MS, no Mato Grosso do Sul, trecho entre Anastácio e Corumbá. Neste segundo teste, as imagens registradas mostraram detalhes que seriam imperceptíveis por sensoriamento remoto ou, até mesmo, aeronaves convencionais. Outra vantagem é a possibilidade de alcance do VANT, que pode sobrevoar áreas de difícil acesso, bem como realizar voos abaixo das nuvens.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]