UFPR/ITTI apresenta em congresso nacional painéis sobre monitoramento de fauna no Rio Paraná
Trabalhos mostram resultados de duas campanhas realizadas pelo Programa de Proteção de Flora e Fauna realizado durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná
A UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), apresentou no XIV Congresso Brasileiro de Limnologia dois painéis sobre os trabalhos do Programa de Proteção de Flora e Fauna realizado durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na região entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP). De acordo com a bióloga do ITTI Sandra Martins, a análise de bentos e peixes é necessária para verificar se há possíveis impactos causados pelo empreendimento.
No congresso realizado em Bonito (MS), no dia 10 de setembro, foi apresentado o painel “Macrofauna Bentônica na Gestão Ambiental, Estudo de Caso: Construção da Ponte sobre o Rio Paraná, BR-262 / MS/SP”. O trabalho apresenta os resultados de duas campanhas realizadas em julho de 2012 e abril de 2013 em 10 pontos do Rio Paraná.
Com o título, “Monitoramento da Ictiofauna na Gestão Ambiental da Construção da Ponte sobre o Rio Paraná, BR-262/SP/MS” o painel mostrou o resultado da análise da variedade de peixes na região coletadas nas duas campanhas. De acordo com o estudo, em julho de 2012 foram identificados 108 espécimes, distribuídos em 9 famílias e 23 espécies. Em abril de 2013, o número foi de 32 espécies, pertencentes a 14 famílias, perfazendo um total de 337 espécimes. Os resultados demonstram que não há evidências técnicas de que a construção da ponte esteja afetando expressivamente a comunidade de peixes.
O Programa de Proteção de Flora e Fauna integra o projeto de gestão ambiental G-Pontes, realizado pela UFPR/ITTI durante as obras da ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
G-Pontes
O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]