A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participou nos dias 05 e 06 de maio de um dos mais expressivos eventos do setor aquaviário brasileiro, o Ecobrasil 2016 – 12º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro, onde apresentou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai. O promovido anualmente pela revista Portos e Navios. 

Ratton EcobrasilO EVTEA, desenvolvido pela equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da (UFPR/ITTI), foi tema do segundo dia de palestras do evento, que tratou também de temas como gestão portuária e dragagem de portos públicos, licenciamento ambiental e regulamentação para dragagens, licenciamento ambiental das atividades de petróleo no Brasil, atuação do Ministério Público em acidentes ambientais nos portos, entre outros.

 

O Estudo foi apresentado pelo professor do Departamento de Transportes da Universidade, o Prof. Dr. Eduardo Ratton, que descreveu o desenvolvimento do EVTEA e suas principais etapas e conclusões, entre elas o fato da Hidrovia pode ser uma excelente alternativa para o transporte de cargas no Centro-Oeste brasileiro. No Estudo foram apontadas os principais gargalos logísticos e operacionais de navegação no Rio Paraguai e as potencialidades futuras da Hidrovia.

O coordenador do EcoBrasil, Heitor Ciuffo, destacou a valorosa participação da UFPR/ITTI no evento. “O EcoBrasil foi criado em 2002 com o propósito de trazer soluções para o setor, por isso, ele reúne representantes do tripé: Governo, como a Antaq, o Dnit e o Tribunal de Contas,; empresas da área de meio ambiente, e; universidades, que trazem para o debate o conhecimento tecnológico através de estudos e produtos que são produzidos no ambiente acadêmico. Neste ano, o EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai, apresentado pela UFPR/ITTI trouxe questionamentos interessantes sobre batimetria, que levantou a possibilidade da realização de um evento específico sobre hidrovias”, ressaltou.

O evento reuniu especialistas da área pública e representantes de instituições privadas do setor aquaviário com o intuito de aprimorar os conhecimentos sobre novas tecnologias, investimentos e conservação do Meio Ambiente nos portos, na indústria naval e na Marinha Mercante, entre eles Antaq, Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Marinha do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público de Santos e Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

Todas as palestras, em Power Points, foram disponibilizadas pela organização do evento no link  https://goo.gl/6dRz88 .

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]