UFPR/ITTI apresenta plano de trabalho de novo projeto para Antaq
Estudo é resultado de um termo de cooperação e irá analisar questões de mercado, infraestrutura e marco regulatório ao longo da Hidrovia Paraguai-Paraná em cinco países
Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram , em Brasília, de reuniões que deram início aos trabalhos do projeto “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”. O encontro ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O estudo é uma cooperação técnica institucional para o desenvolvimento de estudo sobre práticas regulatórias, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga na Hidrovia Paraguai – Paraná, que atravessa o Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ele será realizado pela Universidade por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). Esta foi a primeira reunião de trabalho do termo de cooperação firmado entre a Agência e a UFPR/ITTI e foi realizada para discutir o plano de trabalho.
No mesmo dia foi feita uma segunda reunião mais ampla com representantes do Ministério dos Transportes (MT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Nacional das Águas (ANA), da Empresa de Planejamento e Logísitca S.A. (EPL), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marinha do Brasil e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), na qual a UFPR/ITTI apresentou a metodologia que será utilizada no estudo e detalhou o planejamento do trabalho.
Estudo
A UFPR/ITTI será responsável pelo diagnóstico, análises e elaboração do Relatório Executivo com enfoque em três eixos: Mercado, Infraestrutura e Regulatório (deverá identificar as diferenças regulatórias entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai- Paraná).
Os estudos serão feitos nos trechos hidroviários compreendidos entre Cárceres/MT e a foz do rio Paraguai e de Foz do Iguaçu/PR até Nueva Palmira (Uruguai) no Rio Paraná.
Seminário
No mês de julho, a Universidade será responsável ainda pela organização de um Seminário Internacional para divulgação dos estudos junto aos países interessados. O evento será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), polo científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai.
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]