Os pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) apresentaram para a comunidade acadêmica os resultados preliminares do Estudo de prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná – Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

O Estudo foi realizado a pedido da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), por meio de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, e deve ser concluído no segundo semestre de 2017.

DSC 2275 copiar

A iniciativa de estudar as diferenças comerciais e regulatórias entre os países do Acordo partiu do governo brasileiro, pois a Hidrovia é uma importante via de integração do Mercado Comum do Sul (Mercosul), com início em Cáceres, no estado de Mato Grosso e término em Nova Palmira, no Uruguai.

DSC 2375 copiar

Cerca de 30 pesquisadores da UFPR/ITTI, incluindo professores e estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento estão à frente do Estudo que foi dividido em três eixos – Mercado, Infraestrutura e Regulatório.

No eixo Mercado foram levantados os potenciais da Hidrovia, quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operam na manutenção de embarcações, além da elaboração de uma matriz de oportunidades por meio de simulações logísticas com projeções econômicas até o ano de 2030.

DSC 2312 copiar
No Eixo Infraestrutura foi realizado o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais estrangeiros, principais vias de ligação rodo e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

DSC 2347 copiar
E no eixo regulatório, os pesquisadores estudaram as diferenças existentes na legislação entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná e realizaram um Estudo de Caso para implantação de empresa de navegação em ambos os países.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]