Ação entregou CDs do projeto BR-262 – Faço Parte deste Caminho com músicas sobre conscientização ambiental na região do Pantanal

acao 262 pequena

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) realizou uma ação de sensibilização sobre acidentes e atropelamentos de animais na BR-262/MS, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Com auxílio da Polícia Militar Ambiental (PMA), o instituto fez uma blitz, na última quarta-feira (24), próximo ao Buraco das Piranhas, quando entregou um CD com músicas sobre conscientização ambiental na região do Pantanal e questionou motoristas a respeito dos atropelamentos dos animais.

O comandante do destacamento da PMA, Gesner Batista Ramos, afirma que diariamente entre um e três animais são atropelados, entre Miranda e Corumbá. Para o comandante, o Programa de Monitoramento de Fauna, realizado pela UFPR/ITTI na rodovia, contribui não só para a preservação dos animais, como também para reduzir o número de acidentes fatais na BR-262. “Já contamos 10 pessoas mortas/ano por acidentes devido aos atropelamentos”, diz.

Desde o início do projeto BR-262 – Faço Parte deste Caminho, realizado pela UFPR/ITTI, foram feitas diversas ações de sensibilização a respeito de acidentes envolvendo atropelamento de fauna, problemas de lixo e queimadas na rodovia, preservação da biodiversidade do Pantanal e tráfico de animais silvestres.

Entre os trabalhos, está a produção do CD com 16 músicas sobre o Pantanal, suas riquezas e cuidados para a preservação da natureza. Em 2012, as músicas foram tocadas nas rádios locais e os CDs distribuídos em diversas ações de sensibilização feitas pelo Programa de Comunicação Social da UFPR/ITTI com motoristas na BR-262 e com as comunidades em Miranda, Anastácio e Aquidauana. Além disso, o videoclipe da música Bicho foi exibido em locais públicos nos três municípios.

Atropelamento de fauna

Durante um ano, o Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna vistoriou todas as semanas a BR-262/MS, entre Corumbá e Anastácio, para registrar o número de animais atropelados. No trecho de 284 quilômetros entre os dois municípios, no Mato Grosso do Sul, foram encontrados 610 animais mortos.

Após esse monitoramento o instituto fez a Proposta de Dispositivos de Proteção à Fauna, que inclui em seu programa a implantação de radares nos trechos onde ocorrem mais atropelamentos, além da colocação de telas e do corte da vegetação mais densa que prejudica a visibilidade do motorista.

A partir dos dados de identificação de pontos críticos de atropelamentos levantados pelo programa e repassados para a Superintendência Regional do DNIT em Campo Grande, quatro radares já foram instalados no trecho de Anastácio a Corumbá, nos quilômetros 575, 590, 636 e 696.

Serviço
Ao encontrar um animal atropelado na BR-262, acione a Polícia Militar Ambiental através do número (67) 3231-4444.

Informações sobre o projeto BR-262 – Faço Parte deste Caminho :  http://br262.blogspot.com.br/