UFPR/ITTI e DNIT se reúnem com representantes da Marinha do Brasil para discutir estudo realizado no Rio Paraguai
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), foi tema de uma reunião realizada em Niterói/RJ entre pesquisadores do Instituto, representantes da Marinha do Brasil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O encontro, realizado no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), teve como objetivo debater os níveis de redução das réguas linimétricas ao longo da Hidrovia do Rio Paraguai e foi presidida pelo Diretor do CHM, Rodrigo de Souza Obino, Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil.
A elaboração do EVTEA, feito em cooperação entre a UFPR/ITTI e o Dnit, engloba a previsão de dragagens ao longo do Rio Paraguai que possuem como referência os níveis de redução (NRs) das réguas linimétricas implantadas e homologadas pela Marinha do Brasil.
A Universidade realizou uma análise dos níveis de redução das estações fluviométricas de Cáceres (DNPVN), Bela Vista do Norte, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho, e solicitou a reunião entre as instituições para debater e definir quais os níveis de redução que serão aplicados no estudo.
De acordo com a CHM, os valores de níveis de redução apresentados nas fichas cadastrais foram calculados no ano de 2000 e são atualizados a cada 20 anos. A instituição afirma ainda que os níveis de reduções atuais são empregados nas cartas náuticas e podem ser utilizados no estudo desenvolvido pela UFPR. Contudo, a Marinha informou que irá analisar os resultados obtidos pela UFPR/ITTI. “Por enquanto ficou estabelecido que a UFPR continuará empregando os NRs oficialmente divulgados pela Marinha até que seja definido um parecer oficial das análises”, informa o engenheiro civil da UFPR/ITTI Philipe Ratton.
Durante a reunião, os participantes ainda debateram a metodologia para determinação da quilometragem da hidrovia, o critério de dimensionamento do canal de navegação, as batimetrias que foram recentemente realizadas por empresas terceirizadas na Hidrovia, as dragagens executadas e possíveis informações sobre as cartas náuticas eletrônicas (iENC), que estão sendo elaboradas pela Marinha do Brasil.
O EVTEA está em fase de desenvolvimento pelo ITTI, no âmbito do Termo de Cooperação nº 096/2014 celebrado entre a UFPR e o DNIT. O estudo tem como objetivo avaliar o transporte de cargas na Hidrovia do Rio Paraguai, diagnosticando a situação atual e propondo ações e investimentos para melhorar a segurança da navegação e ampliar a movimentação de cargas.
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