Uma equipe de profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes de Infraestrutura (ITTI) esteve entre os dias 17 e 20 de novembro na região de São Desidério, no Sudoeste da Bahia, para avaliar o potencial espeleológico da área de influência da BR-135/BA. 

 

O biólogo Durval Nascimento, o geólogo Anival Leite e o geógrafo Darci Zakrzewski, percorreram os km 206 a 226 e os km 320 a 323, entre os municípios de São Desidério e Correntina, para verificar a ocorrência fenômenos cársticos como cavidades naturais, cavernas, e paredões rochosos.

Levantamento cavernas

A visita técnica foi uma pesquisa inicial para reconhecimento da região e fará parte de um estudo para conferir se a obras de pavimentação e a operação da BR-135/BA não irão causar impactos ambientais negativos nessas formações naturais.

O levantamento faz parte do estudo que o Instituto está elaborando a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como parte do processo de licenciamento ambiental da rodovia junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]