Os resultados obtidos serão utilizados na construção de muros de contenção nas canaletas do biarticulado

 O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto com a coordenação do curso de engenharia cartográfica da Universidade e a Secretaria de Obras de Curitiba (SMOP) participaram de um levantamento de campo na última semana no bairro Campina do Siqueira. Na atividade, foram utilizadas novas técnicas cartográficas por meio do equipamento laser scanner, utilizado para modelar taludes. O equipamento foi cedido pela empresa fabricante Manfra, para fim de que o mesmo, como novidade,  seja testado pela Universidade.

Como a UFPR/ITTI junto com a SMOP, está participando do projeto de construção de muros de contenção nas trincheiras ao longo do corredor leste/oeste das canaletas do biarticulado, o levantamento de campo foi também um momento de reconhecimento da área e  também de utilização do novo equipamento a fins de pesquisa para a construção que possibilitará a coleta de dados cada vez mais precisos e em um tempo menor. Estavam presentes na atividade o engenheiro cartógrafo da UFPR/ITTI, Rodrigo de Castro, o pesquisador da UFPR Luis Veiga, o representante da empresa Manfra, Ricardo Serrato e Carla Pimentel da SMOP.

Atividade canaleta. 25.11.14

“Nessa atividade, tivemos a oportunidade de testar o equipamento incorporado com Laser, Estação Total e GPS para levantamentos topográficos. Este possibilita alta velocidade de aquisição dos dados, altíssima qualidade dos produtos gerados e facilidades na realização dos trabalhos de campo. Além de podermos estar sempre integrados com novas tecnologias”, explica o engenheiro cartógrafo da UFPR/ITTI Rodrigo de Castro.

O levantamento do talude foi realizado por meio do novo equipamento Multi Estação Leica Nova ms50 que é uma ferramenta inovadora, pois realiza diversas funções em um único equipamento. Ele é laser scanner, estação total, GPS e ainda uma maquina fotográfica geradora de mosaicos. 

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |
 [email protected]